AVALIAÇÃO 2012

 

Página Inicial

A Avaliação Institucional na Fecilcam  é um processo, logo está em construção, para tanto precisará contar com a participação de todos os membros da comunidade acadêmica.

Devido à falta de tempo, não foi possível fazer a pilotagem do sistema e dos conteúdos a serem avaliados com todos os segmentos da comunidade acadêmica. Por esta razão, a CPA solicita encarecidamente que todos avaliem detalhadamente todo processo e conteúdo avaliado para que possamos melhorá-lo para as próximas versões. 

Antes de definirmos o que seja Avaliação Institucional, faz-se importante que alguns pontos sejam esclarecidos, a saber:

a) O que é Avaliar?

A avaliação é um processo mental exclusivamente humano, ou seja constitui-se em uma das funções mentais superiores (VYGOTSKY, 1989). É uma atividade psíquica que possibilita ao indivíduo julgar a si mesmo e tudo o que o cerca.

Para Bradfield e Moredock (1964), a avaliação  é o processo de atribuição de significados ( símbolos) a fenômenos com o objetivo de caracterizar o valor do fenômeno, geralmente com referência a algum padrão de natureza social, cultural ou científica. Assim estamos a todo momento avaliando e atribuindo significados valorativos, por vezes de modo quantitativo, por outras e mais frequentemente de modo qualitativo, todos os fenômenos (pessoais/ naturais/sociais/políticos/culturais, econômicos, entre outros). Essa avaliação permite ao indivíduo tomar consciência de si e do mundo em suas várias dimensões, possibilitando-lhe se posicionar frente ao fenômeno avaliado. Não há como desenvolver/ avançar nas atividades humanas sem um processo avaliativo, pois como afirma Stufflebeam (1982), a avaliação é o processo de delinear, obter e fornecer informações úteis para o julgamento de decisões alternativas.

Assim,  se entendida como um processo natural da mente humana, a Avaliação Institucional será um momento em que todos da comunidade acadêmica  se detêm por alguns minutos para julgar as atividades da Instituição. Portanto, além de atender as exigências do MEC, a avaliação intitucional servirá  para uma auto-regulação, visando a melhoria da qualidade institucional. 
 

b) Quem participa da Avaliação Institucional nesta etapa?

É um julgamento realizado por dois grandes grupos:

  1. Comunidade Acadêmica interna da FECILCAM, composta por professores, alunos e funcionários da instituição.
  2. Comunidade Externa, composta por membros da sociedade municipal e regional.

c) O que é avaliado?

São avaliadas todas as dimensões propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior Brasileiro (SINAES).
 

d) Por que avaliar a instituição?

O SINAES propõem que cada Instituição de Ensino Superior elabore e aplique a sua Avaliação, e esta está condicionada a autorização para funcionamento, credenciamento, recredenciamento da própria instituição, bem como de cada um de seus cursos.
Além das razões de ordem socioeconômica, político-administrativas, científicos-pedagógicos e legais que justificam a necessidade da FECILCAM se auto-avaliar, compreende a avaliação como uma análise crítica da realidade e como fonte valiosa de informação, problematização e de ressignificação dos processos educativos fornecedora.
 

e) Para que Avaliar?

Para verificar a demanda política, administrativa e pedagógica da FECILCAM, nas perspectivas dos: alunos; professores e funcionários e comunidade externa, acerca da qualidade institucional, visando atendimento a missão institucional.
 

f) Quando será realizado ?

Terá início dia 08 de novembro com previsão de término em 14 de dezembro de 2012.
 

g) Como será realizado?

A CPA organizou um cronograma de aplicação por curso/ turma e turno. O coordenador de cada um dos cursos será responsável pela realização da avaliação dos seus acadêmicos, conforme a aprovação do cronograma.
 

h) Onde será realizada a avaliação?

Foram disponibilizados cinco laboratórios de informática.
Cronograma
 

i) É um processo sigiloso?

Totalmente. Depois que o aluno entra no sistema de avaliação com o seu RA, os professores e funcionários entram com suas senhas,  as resposta irão para um banco de dados que impossibilita a identificação.


A comissão agradece antecipadamente a colaboração de todos e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos no e-mail:
cpafecilcam@gmail.com

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Publicado em 06/12/2012

Comissão Permanente de Avaliação