Relações de gênero e ensino de História: representações da mulher no Jornal Folha do Norte do Paraná (1971-1974)

Coordenador: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Período de Vigência: 2012-2014
Resumo: A pesquisa tem como objetivo identificar as representações da mulher veiculadas na mídia impressa católica na região norte do Paraná, buscando, ao mesmo tempo, problematizar as relações de gênero e investigar possibilidades de trabalho com o jornal no ensino de História. Parte-se do pressuposto de que as representações de gênero presentes na sociedade designam valores, visões de mundo e papéis sociais que influenciam a constituição das identidades dos sujeitos e os processos educativos. Quanto ao ensino de História, entende-se a importância epistemológica da utilização de diferentes fontes e linguagens, dentre as quais pode-se destacar o jornal. A pesquisa propõe a análise das representações da mulher nas edições do Jornal Folha do Norte do Paraná, entre os anos de 1971 e 1974. O conteúdo analisado será utilizado como base na confecção de material didático voltado para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, apresentando-se orientações para o trabalho com os jornais e a problematização das relações de gênero no ensino de História. Por meio de oficinas a serem realizadas junto a pedagogos e docentes, pretende-se distribuir o material didático produzido a 63 escolas estaduais de 16 municípios da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Esta investigação vem se somar a outras pesquisas de mesma natureza, realizadas pelo grupo de pesquisa nos últimos anos, com apoio financeiro da Fundação Araucária e do CNPq.
Pesquisadores: 3
Acadêmicos: 2
Apoio financeiro: Fundação Araucária (Edital 02/2012)

Voltar