EXPERIÊNCIAS, CULTURAS E FORMAÇÃO DOCENTE: OUTRA(S) (PO)ÉTICAS, DIFERENTES SENTIDOS

Pâmela Vicentini Faeti (Faculdade Integrado/Campo Mourão)

Samilo Takara (Faculdade Maringá)

 

A proposição deste Simpósio é problematizar o uso da linguagem na construção dos relatos de experiências e das culturas para pensar a formação docente. Tomamos por base a noção de experiência como algo que nos passa, tal como conceitua Jorge Larrosa, bem como o conceito de culturas como os modos de ser, estar e agir que interferem na percepção da identidade, tal como entende Stuart Hall para pensar a formação docente. Como uma proposição que pensa as condutas dos sujeitos e os sentidos atribuídos a estas práticas de si interessa-nos as possibilidades de repensar a linguagem, para além de outras palavras, que envolva a inscrição de outras lógicas na construção educacional. Ao escolhermos este como nosso contexto, delimitamos um problema de pesquisa que incita aos/às colaboradores/as dessa proposta de Simpósio a dialogarmos com a questão: De que modo outros sentidos e linguagens podem ser utilizados na construção de formas de expressar as experiências e as culturas na formação de professores/as? Tal proposta é embasada nos atuais estudos que desenvolvemos na proposição de pensar as experiências de jogo e as leituras da mídia como possibilidades de formar para outras leituras de mundo. Recorremos, desse modo, ao escopo dos Estudos Culturais britânicos, indicados por Hall como uma possibilidade política, intelectual e que envolve as formas de identificar-se e diferenciar-se para que os trabalhos aqui inscritos versem sobre as necessidades de oferecer diferentes palavras e outros sentidos e lógicas para a experiência educacional. Esta proposta, desse modo, coloca-se como um espaço para a discussão de relatos de experiência docente, discente, estudos de recepção, leituras analíticas de objetos midiáticos, literários, jornalísticos e publicitários, bem como a oportunidade de discutir práticas de jogo, estratégias de construção de sentidos, representações culturais e diferentes formas de situar-se como sujeito da experiência. No intuito de constituirmos limites produtivos na delimitação deste Simpósio, nosso intuito é no reconhecimento dos elementos culturais e das experiências que nos constituem como sujeitos da linguagem. A atividade deste espaço tem por norte a vontade de indicar estratégias, tentativas e possibilidades de uma formação docente que pense o/a professor/a como sujeito que problematiza a experiência, as lógicas e outras formas de estar e agir no mundo. Interessam também pesquisas que façam referências aos estudos de gênero, sexualidades, raça, etnias, meio ambiente, classes, movimentos feministas e movimentos negros que contribuam para outras formas de pensar as atuações docentes, as linguagens e as experiências formativas.

Palavras-chave: educação, experiência, linguagens.