HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial (EPA), fundado no ano de 1998, foi o primeiro Curso de Engenharia de Produção do Estado do Paraná, instituído em decorrência da necessidade de profissionais capacitados para atuar em Campo Mourão e região, onde estão instaladas importantes agroindústrias dos segmentos de carnes, grãos e outras.


O Curso de EPA é ofertado pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Campo Mourão, que é uma instituição de ensino superior pública e gratuita, com sede no Campus do município de Paranavaí, e abrange outros cinco Campi: Apucarana, Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá, União da Vitória.


O Campus de Campo Mourão se transformou em universidade no ano de 2012, anteriormente, era Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), fundada em 1972. Atualmente, a instituição oferece cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado, bem como cursos de graduação.


O Curso de EPA oferece anualmente 40 vagas em período integral e apresenta duração mínima de cinco anos, tem por objetivo formar um profissional com uma visão sistêmica, capaz de atuar em todos os elos das diversas cadeias de produção agroindustrial. O Curso possui carga horária total de 4.454 horas aulas, contemplando 306 horas de Estágio Curricular Supervisionado, que deve ser realizado no último semestre, após o cumprimento de todas as disciplinas.


A primeira Turma de EPA (Figura 1) se formou no ano de 2002 e desde então foram 335 egressos. Esses têm atuado nos mais diversos setores empresariais: Agroindustrial (Alimentos, Amido, Frigoríficos, Laticínios, Moveleira, Máquinas agrícolas, Moagem, Oléos vegetais, Papel/ Celulose, Ração, Sucroalcooleira, Têxtil, Torrefação/ Moagem de café), Construção civil, Elétrico/ Eletrônico, Equipamentos médicos, Farmacêutico, Metal mecânico, Plásticos, Químico, Serviços, etc. 

Primeira Turma de EPA

[ Voltar ]

Publicado em 30/08/2018

XII EEPA - Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial