Clique para realizar inscrição!
Cleudet de Assis Scherer (TIDE) UNESPAR/FECILCAM, cleudet@yahoo.com.br
Resumo: Neste minicurso, pretende-se discutir como a musicalização pode contribuir para a inclusão escolar de alunos que frequentam a Escola Básica. Tendo como objetivo instrumentalizar o futuro professor por meio da organização de um ensino musical que promova o desenvolvimento psíquico dos sujeitos por ele afetados. A metodologia a ser utilizada terá por base os pressupostos da abordagem Histórico-Cultural, valendo-se de estudos feitos por Vigotski e seus colaboradores, buscando-se reunir elementos no sentido de explicitar como ocorre o desenvolvimento psíquico da criança, sua relação com a educação musical e a contribuição desse processo na inclusão escolar, por meio de reflexões e práticas pedagógicas musicais. Essa proposta de minicurso justifica-se pelo entendimento de que o ensino de música propicia o aprimoramento humano ao integrar conhecimento, atividade, socialização, respeito e consciência, e também, pelo fato de que a escola precisa tornar-se cada vez mais um espaço profícuo para essa aprendizagem.
Duração: 4 horas.
Conteúdos Programáticos:
Vagas disponíveis: 25 vagas.
Data e horário:
14/06/2013 - 8h às 12hs.
Materiais necessários: