A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NA ESCOLA BÁSICA

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Cleudet de Assis Scherer (TIDE) UNESPAR/FECILCAM, cleudet@yahoo.com.br

Resumo: Neste minicurso, pretende-se discutir como a musicalização pode contribuir para a inclusão escolar de alunos que frequentam a Escola Básica. Tendo como objetivo instrumentalizar o futuro professor por meio da organização de um ensino musical que promova o desenvolvimento psíquico dos sujeitos por ele afetados. A metodologia a ser utilizada terá por base os pressupostos da abordagem Histórico-Cultural, valendo-se de estudos feitos por Vigotski e seus colaboradores, buscando-se reunir elementos no sentido de explicitar como ocorre o desenvolvimento psíquico da criança, sua relação com a educação musical e a contribuição desse processo na inclusão escolar, por meio de reflexões e práticas pedagógicas musicais. Essa proposta de minicurso justifica-se pelo entendimento de que o ensino de música propicia o aprimoramento humano ao integrar conhecimento, atividade, socialização, respeito e consciência, e também, pelo fato de que a escola precisa tornar-se cada vez mais um espaço profícuo para essa aprendizagem.

Duração: 4 horas.

Conteúdos Programáticos:

  • Discussão sobre o desenvolvimento psíquico da criança com necessidades especiais, de acordo com a abordagem Histórico-Cultural;
  • Reflexão sobre a música como possibilidade concreta para promover o desenvolvimento e a inclusão de crianças na Educação Especial;
  • Propor subsídios teóricos e práticos que fundamentem as atividades musicais no contexto escolar.

    Vagas disponíveis: 25 vagas.

    Data e horário:
    14/06/2013 - 8h às 12hs.

    Materiais necessários:

  • Publicado em 15/05/2013

    V Enieduc - Encontro Interdisciplinar de Educação