MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA

Clique para realizar inscrição!

Daiane da Silva Lourenço – FECILCAM/UNESPAR, dailourenco4@hotmail.com
Daiara da Silva Lourenço – Graduada em Letras, daiara_lourenco@hotmail.co

Resumo: Diante da evolução tecnológica que vem acontecendo em nossa sociedade, as práticas de leitura e de escrita têm sido modificadas. Se antes o aluno era visto apenas como leitor, hoje ele é também espectador e internauta, interagindo com a linguagem verbal, visual, sonora. Propomos uma reflexão sobre as novas práticas de leitura que estão impactando sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos, por meio de uma revisão teórica sobre a origem e o significado do termo letramento, os Novos Estudos de Letramentos (STREET, 1985) e os multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012). Os estudos sobre multiletramentos têm mostrado que o leitor atual precisa estar preparado para interpretar a linguagem em suas diferentes representações (BALADELI, 2011), construir sentidos a partir de diversos gêneros textuais e criar seus próprios textos, para tanto, novos tipos de letramentos são requeridos. Partindo de uma reflexão teórica, procuraremos mostrar exemplos de como os multiletramentos podem fazer parte das aulas de Língua Inglesa, ou seja, como os professores podem tentar desenvolver em seus alunos letramentos voltados para diferentes modos de representação da linguagem (visual, linguístico, auditivo, espacial e gestual).

Duração: 4 horas.

Conteúdos Programáticos:

  • Abordagem teórica sobre letramento.
  • Abordagem teórica sobre Novos Estudos de Letramentos.
  • Abordagem teórica sobre Multiletramentos.
  • Multiletramentos em aulas de Língua Inglesa.

    Vagas disponíveis: 30 vagas

    Data e Horário:
    14/06/2013 - 19h30min às 23hs.

    Materiais necessários:
    Notebook com acesso à Internet

  • Publicado em 16/05/2013

    V Enieduc - Encontro Interdisciplinar de Educação