OS LIVROS DIDÁTICOS COMO FONTE HISTÓRICA

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Claudinéia da Silva Vargas (Mestre em História) – Universidade Estadual de Maringá, clauvargas_@hotmail.com

Resumo: Os livros didáticos de História podem ser utilizados como importante fonte histórica. Ao abordar o tema escravidão no Brasil, no período colonial, observamos que estes buscam importantes fontes historiográficas para fundamentar os textos que são apresentados nos manuais didáticos. Tradicionalmente, os textos destes manuais ao se dedicarem a escravidão no Brasil, enfatizam a camada dominante, as relações de produção, entre outros aspectos, deixando para um plano secundário, os escravos. Assim, o presente minicurso tem por objetivo analisar, como o escravo negro, é representado nos livros didáticos de História, investigando como esses livros divulgam suas idéias, contribuindo para direcionar uma leitura específica sobre a escravidão brasileira. Para tanto, foram realizados levantamentos e selecionados os livros mais utilizados nas escolas públicas subordinadas ao Núcleo de Ensino de Cianorte. A programação do minicurso está organizada em dois eixos principais: o primeiro deles apresentará as múltiplas leituras acerca do livro didático; no segundo apresentaremos uma breve análise de como o escravo negro, está sendo representado nos manuais didáticos selecionados. Para abordarmos estes aspectos, recorremos a historiadores que analisaram a colonização portuguesa e a escravidão no Brasil; cumpre destacar Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, e Sérgio Buarque de Holanda, em razão da importância e da influência que exerceram sobre a historiografia brasileira contemporânea. E a visão de Circe Bittencourt sobre os livros didáticos, que nos permite analisar, como são apropriadas as representações iconográficas sobre os negros nos manuais didáticos. Neste trabalho apresentamos os resultados, de um estudo de mestrado.

Duração: 4 horas

Conteúdos programáticos:
Não informados!

Vagas disponíveis: 20 vagas

Datas e Horários:
12/06/2913 – 8hs às 12hs.

Materiais necessários:

Publicado em 14/05/2013

V Enieduc - Encontro Interdisciplinar de Educação