Fábio André Hahn

E-mail para contato: fabioandreh@gmail.com

Currículo Lattes

 

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2009), Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2003) e Licenciado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE (2000). É professor no curso de graduação em História e no Programa de Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da UNESPAR. É coordenador local do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, do Laboratório de Ensino de História (LEHIS/UNESPAR), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UNESPAR, Campo Mourão - História) e líder do grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder. Áreas de interesse: História do Paraná - Fronteiras e Ocupação - Metodologias de Ensino - Tecnologias Educacionais.

 

Disciplinas ministradas no curso de História

Metodologias e práticas de Ensino de História I - 3º ano

 

Disciplinas ministradas em Programas de Pós-Graduação

Espaço, memórias e identidades - Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (Unespar)

 

Horário de atendimento aos acadêmicos

Segunda feira, das 19h30min às 23h

 

Informações adicionais

Artigos completos publicados em periódicos

HAHN, Fábio André; GIOVANNI, Adaiane. Iniciação à docência e ensino de História - desafios na contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, p. 430-444, 2015.

HAHN, Fábio André; MORIGI, Josimari de Brito. A fronteira em questão: estudo da ocupação de Mamborê. Territórios e Fronteiras (UFMT. Impresso), v. 8, p. 256-275, 2015.

HAHN, Fábio André. Reflexos da perfeição: alguns elementos do gênero Espelhos de Príncipes na Idade Moderna. Varia Scientia (UNIOESTE), v. 6, p. 151-157, 2008.

HAHN, Fábio André. História Intelectual: Uma nova perspectiva. História e-História, v. 20/07, p. 1-16, 2007.
 

Livros publicados/organizados ou edições

MEZZOMO, Frank. (Org.); PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (Org.); HAHN, F. A. (Org.). Religião, Cultura e Espaço Público. 1. ed. São Paulo: Olho D'Água, 2016. v. 1. 196p .


HAHN, F. A.; MEZZOMO, Frank. (Org.) . Ensaios de História: ensino, historiografia e gênero. 1. ed. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2015. v. 1. 198p .


PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (Org.); MEZZOMO, Frank. (Org.); HAHN, F. A. (Org.). Instituições e sociabilidades: religião, política e juventudes. 1. ed. Campo Mourão: Ed. Fecilcam, 2013. v. 1. 199p .


MEZZOMO, Frank. (Org.) ; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (Org.); HAHN, F. A. (Org.). Educação, Identidades e Patrimônio. 1. ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2012. v. 1. 213p .


MEZZOMO, Frank. (Org.) ; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (Org.); HAHN, F. A. (Org.). Constituição de territórios paranaenses: olhares da História. 1. ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2012. v. 1. 185p .


HAHN, F. A.; MEZZOMO, Frank. (Org.). Nas malhas do poder: história, cultura e espaço social. 1. ed. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2011. v. 1. 357p .


HAHN, F. A.; MEZZOMO, Frank. (Org.); MISKIW, Antonio Marcos (Org.) . Ensaios Historiográficos: Temas, Tendências e Interpretações. 1. ed. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010. v. 1. 226p .

 

Capítulos de livros publicados

HAHN, F. A. É possível aprender história com a metodologia WebQuest?. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton. (Org.). Para um novo amanhã: visões sobre aprendizagem histórica. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens, 2016, v. 1, p. 96-106.


FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; HAHN, F. A.. Velha prática de formar professores segundo novos paradigmas: o Pibid e algumas questões atuais para a história escolar e a universitária. In: Willian Bellini; Márcia Marlene Stentzler. (Org.). Iniciação à docência: Pibid e a formação de professores pelos campi da Unespar/Apucarana e Campo Mourão. 1ed.Curitiba: Íthala, 2016, v. 1, p. 25-38.


GIOVANNI, Adaiane ; HAHN, F. A. ; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra . A WebQuest como alternativa metodológica para o ensino de História. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli. (Org.). Pensando Amanhãs: falando sobre o ensino de história. 1ed.Rio de Janeiro/União da Vitória: Sobre Ontens, 2015, v. 1, p. 11-26.


NASCIMENTO, Daniela ; HAHN, F. A. . A representação de Tiradentes como herói nacional. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli. (Org.). Pensando Amanhãs: falando sobre o ensino de história. 1ed.Rio de Janeiro/União d Vitória: Sobre Ontens, 2015, v. 1, p. 57-68.


HAHN, F. A.. A tecnologia educacional no ensino de História: uma proposta a partir da metodologia WebQuest. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli. (Org.). Tecendo Amanhãs: O ensino de história na atualidade. 1ed.Rio de Janeiro/União d Vitória: Sobre Ontens, 2015, v. 1, p. 81-91.


BALLER, L. ; HAHN, F. A. . Construção teórica de uma leitura da fronteira: perspectiva da ambiência sob o prisma da descontinuidade em Foucault. In: BALLER, Leandro; SILVA, Luciana Codognoto da. (Org.). Leituras foucaultianas: contribuições para práticas e pesquisas interdisciplinares. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 17-42.


HAHN, F. A.; GIOVANNI, Adaiane . A biblioteca escolar como espaço de formação: experiências de iniciação à docência. In: Edcléia Aparecida Basso; Maria Izabel Rodrigues Tognato. (Org.). Sociedade e Desenvolvimento: diálogos interdisciplinares. 1ed.Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2015, v. 1, p. 55-71.


FISCHER, Teresinha Witeck; HAHN, F. A. . Onde estão as mulheres na história da Gleba Rio Verde? Estudo do processo de colonização do município de Ubiratã (1954 - 1961). In: BATISTA, Ângela Maria Piovezan; VOLPATO, Jane Célia; BACH, Maria Regina.. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. 1ed.Curitiba: SEED,  Pr, 2014, v. 1, p. 1-22.


STEL, Luzia Novato da Luz ; HAHN, F. A. . Migração e ocupação territorial do município de Altônia/Pr (1958-1968). In: BATISTA, Ângela Maria Piovezan; VOLPATO, Jane Célia; BACH, Maria Regina.. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. 1ed.Curitiba: SEED, Pr, 2014, v. 1, p. 23-33.


DUMINELLI, Marta Lino ; HAHN, F. A. . Memórias sobre o nazismo no Paraná: o caso de Josef Mengele.. In: BATISTA, Ângela Maria Piovezan; VOLPATO, Jane Célia; BACH, Maria Regina.. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. 1ed.Curitiba: SEED, Pr, 2014, v. 1, p. 334-352.


STANISZEWSKI, Tânia Fátima Moura ; HAHN, F. A. . Museu como patrimônio histórico: possibilidade para o ensino de história local. In: OGLIARI, Cassiano Roberto Nascimento; ILKIU, Luciana Graciele; RODAKIEWSKI, Paula.. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2010. 1ed.Curitiba: SEED, Pr, 2014, v. 1, p. 150-179.


FONSECA, Benedito da ; HAHN, F. A. . O ensino de história: identidades e comemorações nas representações fotográficas do município de Iretama na década de 1970. In: OGLIARI, Cassiano Roberto Nascimento; ILKIU, Luciana Graciele; RODAKIEWSKI, Paula.. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2010. 1ed.Curitiba: SEED, Pr, 2014, v. 1, p. 201-229.


DEOCLECIO, Antonio Dutra ; HAHN, F. A. . Ditadura militar e o ensino de história: o estudo das músicas populares ufanistas e de protestos.. In: OGLIARI, Cassiano Roberto Nascimento; ILKIU, Luciana Graciele; RODAKIEWSKI, Paula.. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2010. 1ed.Curitiba: SEED ? Pr, 2014, v. 1, p. 250-273.


HAHN, F. A.. Cristãos-novos em Portugal: da conversão à instauração da Inquisição. In: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro; Frank Antonio Mezzomo; Fábio André Hahn (Orgs.).. (Org.). Instituições e sociabilidades: religião, política e juventudes. 1ed.Campo Mourão: Ed. Fecilcam, 2013, v. 1, p. 183-199.


BALLER, L. ; HAHN, F. A. . A construção das identidades na fronteira entre Brasil e Paraguai: Breves perspectivas práticas e teóricas. In: Gustavo Villiela Lima da Costa; Vanessa dos Santos Bodstein Bivar. (Org.). Fronteiras em questão: múltiplos olhares. 1ed.Campo Grande: Editora da UFMS, 2013, v. 1, p. 137-160.


BARBATO, Edacione Figueira ; HAHN, F. A. . Retratos de família: estudo do processo de ocupação do município de Fênix entre as décadas de 1960-1970. In: ILKIU, Luciana Graciele; CORAÇÃO, Eliziane Zella Ribeiro; BARROS, Gilian Cristina. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2009. 1ed.Curitiba: SEED, Pr, 2012, v. 1, p. 60-86.


VIEIRA, Vera Lúcia Dourado ; HAHN, F. A. . O parque Vila Rica do Espírito Santo como patrimônio histórico cultural do município de Fênix/Pr. In: ILKIU, Luciana Graciele; CORAÇÃO, Eliziane Zella Ribeiro; BARROS, Gilian Cristina. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2009. 1ed.Curitiba: SEED. Pr, 2012, v. 1, p. 110-129.


HAHN, F. A.. Afirmação da fé cristã: a literatura antijudaica no Portugal Quinhentista. In: Fábio André Hahn; Frank Antonio Mezzomo. (Org.). Nas malhas do poder: história, cultura e espaço social. 1ed.Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2011, v. 1, p. 299-323.


HAHN, F. A.. Tendências e perspectivas da História Intelectual. In: HAHN, F. A.; MEZZOMO, F. A.; MYSKIW, A. M.. (Org.). Ensaios Historiográficos: Temas, Tendências e Interpretações. 1ed.Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010, v. 1, p. 43-71.

 

 

Publicado em 23/09/2016

Colegiado de História - Unespar - Campus Campo Mourão