Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Fecilcam lança pedra fundamental de construção de novo campus Imprimir
12/08/2011

O início da construção do primeiro bloco do novo campus da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam), às margens da BR-369, foi celebrado com a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do projeto. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, com a presença de professores, acadêmicos, agentes universitários, comunidade e diversas lideranças e autoridades municipais, regionais e estaduais.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Alípio Leal, participou da cerimônia e enalteceu o gesto da família Turci pela doação do terreno para construção do novo bloco, disse sobre a determinação com que o governo assume o ensino superior no Estado e ainda destacou o plano diretor elaborado pela Fecilcam, comentando que as ações se concretizam a partir de planejamentos e metas bem traçadas como a instituição mostra.

Para o diretor da Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, a participação do secretário no evento representa a preocupação do governo com o ensino superior, com a Fecilcam e lembrou todo o processo até chegar à etapa de construção do primeiro bloco. “Hoje cumprimos a tarefa de cravar aqui a pedra e sobre essa pedra edificaremos um grande centro universitário para formar os jovens de nossa região. Ensinar-lhes o que foi produzido pela humanidade até hoje e o bom caminho”, declarou.

 pedra-fun1.jpg

 Plano diretor do campus, histórico e jornais do dia foram depositados na pedra fundamental

Apoio – Os deputados estaduais, Douglas Fabrício e Marla Tureck, o deputado federal, Rubens Bueno, e o presidente da Comcam, Fábio D’Alécio que declararam apoio ao projeto do novo campus da Fecilcam, participaram da cerimônia reafirmando a importância de investimentos na instituição.

Douglas retomou a história da faculdade e também a sua trajetória na instituição em que se formou, afirmando que o investimento nas pessoas é o melhor. “Depois de estudante da Fecilcam, fui professor e agora como político é um orgulho poder contribuir para que nossa faculdade se torne universidade”, discursou.

Da mesma forma, a deputada Marla, enfatizou que não adianta nenhuma política se não existir um cuidado especial com a educação. “É preciso formar e formar com qualidade, para agregar valor, ensinar a respeitar, ter consciência crítica e política”, disse.

O deputado Rubens Bueno lembrou que dos precursores da faculdade em Campo Mourão, resgatou também a sua articulação política como deputado para conseguir estadualizar a faculdade. “Isso tudo é resultado de muito esforço e vontade. E quando há vontade dá certo”, argumentou.

O presidente da Comcam aproveitou o momento para entregar ao secretário Alípio, uma proposta de destinação de recursos para construção do campus e para que seja incluída no Plano Plurianual do governo do Estado.

pedra-fun2.jpg

 Acadêmicos, professores, agentes universitários e diversas lideranças participaram da cerimônia

Homenagem – O novo campus da universidade terá o nome do empresário Silvio Turci que doou um espaço de 5 alqueires para a execução do projeto. Falecido em 13 de dezembro do ano passado, o diretor da Fecilcam lembrou o gesto do empresário em procurar a instituição com a intenção de fazer a doação. “O Silvio tomou a iniciativa de nos procurar e era possível ver nos seus olhos a ousadia de um jovem. Somos imensamente gratos por ele ter acreditado na nossa instituição e no trabalho que realizamos”, disse Aleixo.

Representando o empresário e a família Turci, a esposa Walquíria Turci, fez uso da palavra descrevendo as principais características do patriarca da família, os seus anseios e o modo como valorizam a educação.

O prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, entregou uma placa para Walquíria Turci e o filho Marcelo em agradecimento pela colaboração da família com o desenvolvimento do município e da região.

Obra – O bloco terá uma área de 1.308,08 metros quadrados. Para a obra está sendo investido R$ R$ 1,3 milhão com recursos do Programa de Melhoria da Infraestrutura das Instituições Estaduais de Ensino Superior da SETI/Fundação Araucária e Unidade Gestora do Fundo Paraná.

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online