Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Espaço Marx realiza penúltima palestra do ciclo 2011 Imprimir
16/09/2011

A Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam), através do Espaço Marx e o departamento de Pedagogia, realizou na noite de ontem, 15, mais uma palestra do II ciclo de discussões. O professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), doutor Eliel Ribeiro Machado, tratou abordou o tema “Lutas sociais, proletariado e consciência de classe”.

Os participantes, alunos e professores do ensino superior e rede básica, acompanharam a explanação que partiu da observação do contexto neoliberal dos anos 90 até a atualidade. Para isso, o palestrante sistematizou a apresentação fornecendo definições para lutas sociais e proletariado e apontando características de movimentos sociais em diferentes países.

Com as conceituações, Machado aproveitou para estimular a reflexão dos participantes sobre a temática e também discorreu sobre a necessidade da consciência de classe. Para ele, é preciso existir classe para se discutir a consciência, do mesmo modo as lutas e os movimentos sociais devem se organizar para atuarem em prol dos mesmos interesses.

Essa foi a penúltima palestra do ciclo. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de questionar e tirar dúvidas sobre o assunto. Segundo o idealizador do Espaço Marx, professor Osmar Martins de Souza, o último encontro do ciclo neste ano acontecerá no dia 21 de outubro.

marx-eliel2.jpg
Alunos e professores participaram da palestra
marx-eliel1.jpg
Professor Eliel Ribeiro Machado palestrou na ocasião
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online