Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Faculdade e Comunidade: parceria que dá certo Imprimir
08/08/2008

Projeto da Fecilcam beneficia 360 famílias no município de Corumbataí do Sul

A Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) possui vários programas e projetos que atuam junto à comunidade, um deles é o “O associativismo como alternativa de Desenvolvimento na Dinâmica das Economias Contemporâneas – Diversificação da Agricultura”, realizado no município de Corumbataí do Sul  por professores, alunos e profissionais recém formados da Instituição.

O projeto é desenvolvido, desde o ano passado, na Associação de Produtores de Corumbataí do Sul – Pr (Aprocor), onde professores, estudantes e egressos orientam os produtores nas questões técnicas – sob responsabilidade das Engenheiras Agrônomas Maria Helena da Cruz e Susan Zimmermann Bognar, além de assessorá-los nos aspectos administrativo-financeiros – trabalho feito pelos alunos de Economia Jeferson Ferreira Rocha e Jonathan Maicon Ortiz, que controlam o estoque, efetuam romaneios de recebimento e embarque de produtos, contas a pagar e a receber, rotinas administrativas diversas, entre outros.

Segundo o coordenador do projeto, professor Ms João Carlos Leonello, do Departamento de Economia da Fecilcam, as atividades desenvolvidas em Corumbataí tem sido promissoras, tanto para a cidade quanto para a associação: “Houve o fortalecimento na cultura do Maracujá e incentivo à diversificação de outras culturas no município. Também, é visível a melhoria na qualificação dos funcionários e dirigentes na questão administrativa da Aprocor”.

Os produtores e agricultores confirmam a melhora, de acordo com eles, o trabalho está mais organizado, além de bem supervisionado. “Hoje, temos assistência técnica na propriedade, antigamente, era raro recebermos visitas de engenheiras agrônomas, porque os técnicos da Emater e da Prefeitura não conseguiam visitar todos os produtores do município” afirma o agricultor, Lauro Alberto da Silva.

Aumento da Renda dos Produtoresprojeto_maracuj_004_cpia.jpg
              Um dos principais objetivos do projeto era melhorar a qualidade do fruto do Maracujá, que possuía grande incidência de doenças, e diversificar a produção dos agricultores, que se limitavam ao plantio do café e do maracujá, assim como beneficiar os pequenos produtores, aumentando a renda dos mesmos.
    Hoje, com o auxilio da Fecilcam, a realidade da Aprocor é outra.  Maria Helena da Cruz, uma da
s Engenheiras Agrônomas envolvida no projeto, conta que, após várias pesquisas, descobriram que o Maracujá se desenvolve melhor sem agrotóxicos, então, passaram a incentivar a cultura orgânica entre os produtores, o que melhorou a qualidade do fruto. “A obtenção de frutos de melhor qualidade, geram maior rentabilidade para os produtores. Também, no ano passado, eles passaram a plantar outros produtos. Incentivamos o plantio de culturas de ciclos curtos, assim garantimos aos agricultores uma renda mensal, o que a maioria não tinha antes”, afirma a engenheira.

 

Universidade Sem Fronteiras

O projeto “O associativismo como alternativa de Desenvolvimento na Dinâmica das Economias Contemporâneas – Diversificação da Agricultura”, faz parte do Subprograma “Apoio à Agricultura Familiar”, do Programa Universidade Sem Fronteiras, proposto pela Seti - Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa intensificar a interação entre estudantes, recém-formados e professores das instituições estaduais e federais públicas de ensino superior e as comunidades paranaenses, além de gerar renda e estimular o desenvolvimento dos municípios envolvidos nos projetos, já que o programa atua nas cidades que possuem baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

            A Fecilcam participa do Programa Universidade Sem Fronteiras com mais 5 projetos, que fazem parte dos subprogramas Apoio às Licenciaturas, Incubadora dos Direitos Sociais e Apoio à Pecuária Leiteira. Os trabalhos são realizados na região da Comcam, nas cidades de Altamira do Paraná, Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul e Iretama – todas com baixo IDH.

 

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online