Mais reflexões sobre o ensino superior são propostas no EPCT |
27/10/2011 | |
A palestra realizada nesta quarta-feira, 26, durante o VI Encontro de Produção Científica e Tecnológica (EPCT) estimulou a reflexão sobre a epistemologia e o Ensino Superior. A partir do que se define por epistemologia, conceitos e funções da universidade o palestrante, professor doutor Andrea Ciacchi, discorreu sobre a temática. Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Ciacchi, falou sobre a universidade não só como o campo de produção, mas também de reprodução do conhecimento. Porém, enfatizou que as universidades brasileiras precisam fazer os alunos e pesquisadores exercitarem mais a produção do conhecimento. Além do fato de ser o espaço de produção e reprodução do conhecimento, para o palestrante a universidade também deve estar atenta a um terceiro fator que é o reconhecimento do conhecimento. “A pesquisa faz compreender o pesquisador compreender o próprio mundo”, argumentou.
Andrea Ciacchi foi o palestrante da segunda palestra do evento
Os apontamentos feitos por Ciacchi destacaram ainda que não existe elemento na vida que não possa e não deva ser objeto de conhecimento. “A realidade que nos cerca, as coisas mais banais, podem possibilitar a produção do conhecimento. Na vida, sobretudo na social, também se conhece, porque os sujeitos também têm seus mecanismos para conhecer. Essas formas de conhecimento ajudam os cientistas conhecerem mais e melhor”, disse. O EPCT é uma realização da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) através do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem) e tem o apoio da Fundação Araucária e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A programação segue até sexta-feira, 28, com apresentações de comunicações, painéis, mesas redondas, minicursos e atividades culturais.
Palestra destaca importância da produção do conhecimento
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