Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Pesquisas de alunos e professores são evidenciadas no EPCT Imprimir
29/10/2011

A produção de alunos e professores da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) foi evidenciada durante o Encontro de Produção Científica e Tecnológica (EPCT) com a mostra dos estudos em realização e resultados obtidos com projetos que integram programas de Iniciação Científica (PIC), Iniciação Científica Júnior (PICJ) e grupos de pesquisa.

Conforme aponta levantamento da instituição, nos últimos anos é crescente o número de pesquisas desenvolvidas através dos programas. No biênio 2006/2007, por exemplo, a Fecilcam realizou oito pesquisas de Iniciação Científica. Em 2010 o número passou para 59 e para este biênio foram aprovados 86 projetos.

Pelo programa de Iniciação Científica Júnior, iniciado em 2008, a Fecilcam realizou 8 projetos e agora serão executadas 17 propostas.

No mesmo caminho, houve um salto na quantidade de grupos de pesquisas na instituição o que contribui para ampliação dos projetos desenvolvidos. Enquanto em 2001 existia apenas um grupo, atualmente são 17 em diferentes áreas do conhecimento, todos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Bolsas – Acompanhando o desenvolvimento na área da pesquisa, a Fecilcam também se beneficiou com o aumento de bolsas para os projetos. Em 2010, o PIC tinha 32 bolsas e o PICJ 17. Nesse biênio, 44 projetos de Iniciação Científica recebem incentivo da Fundação Araucária, CNPq e Fecilcam. Já na Iniciação Científica Júnior, as bolsas permanecem a mesma no ano passado.

epct-painel.jpg
Iniciação Científica apresenta evolução na Fecilcam
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online