Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Acadêmicos de Economia elaboram projetos de leis para municípios Imprimir
09/12/2011

As carências existentes nos municípios da região foram observadas pelos formandos de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) o que resultou na elaboração de projetos de leis. As propostas foram apresentadas como uma das últimas atividades antes do encerramento do curso.

Os acadêmicos criaram projetos que atendem áreas como saúde, infraestrutura, lazer, geração de emprego e renda, educação, tributos e meio ambiente. Entre os municípios, foram estudados Campo Mourão, Barbosa Ferraz, Peabiru, Terra Boa, Moreira Sales e Araruna, por exemplo.

A atividade fez parte da disciplina de Desenvolvimento Sócio Econômico e tinha como objetivo despertar o olhar dos acadêmicos para as necessidades dos municípios da região. Com isso, os projetos teriam que garantir melhorias para a população e desenvolvimento para as cidades analisadas.

Segundo o professor da disciplina, Paulo Roberto Santana Borges, a ideia foi colocar os acadêmicos diante de suas realidades para que propusessem ações possíveis de realização. “A partir dos projetos de leis, incentivamos para que apresentem em seus municípios e tentem incluir na pauta de discussões da Câmara. Esse trabalho visa tornar os alunos atuantes e na sociedade que estão inseridos, porque durante todo o curso são discutidos aspectos pontuais para o desenvolvimento local, regional e nacional”, detalha o professor.

A acadêmica, Elizabete Cristina Bueno, apresentou um projeto de lei com foco na educação e conscientização que visa reduzir os índices de gravidez na adolescência. Para ela, a dificuldade maior foi escolher o tema. “A princípio a dificuldade é escolher um tema específico, porque quando começamos as pesquisas percebemos que são muitas as necessidades do município. Nosso assunto foi definido para ter resultados em longo prazo, mas com ações viáveis e que podem gerar resultados positivos”, justifica.

economia-projetolei.jpg
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online