Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Unespar/Fecilcam tem projetos aprovados pelo CNPq Imprimir
14/12/2011

Três projetos elaborados por professores da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) foram aprovados em editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto “Representações da Mulher e Relações de Gênero no Jornal Folha do Norte do Paraná: Estudos sobre a utilização do jornal como fonte e como recurso metodológico no ensino de História” foi aprovado no edital Universal nº 14/2011. A pesquisa propõe analisar as representações da mulher no impresso, entre os anos de 1962 a 1970.

Outro projeto selecionado pelo mesmo edital é “Paleoambientes e Paleoclimatologia do Estado do Paraná”. O estudo será realizado nas regiões Norte Central, Centro Ocidental e Sudeste paranaense. Entre os objetivos está determinar a origem, distribuição, espessura, composição, idade e os fatores que controlaram a formação dos depósitos turfosos e lacustres; e correlacionar os dados obtidos com outros já estabelecidos para o Brasil.

O último beneficiado pelo CNPq, através da chamada MCTI/CNPq/MEC/Capes nº 07/2011, é “Juventude, Religião e Política: Compreensão das representações potítico-religiosas na campanha eleitoral”. A proposta é trabalhar a partir da interdisciplinaridade, articulando os campos da Educação, Psicologia, História e Sociologia.

Os coordenadores dos projetos são os professores Frank Antonio Mezzomo, Mauro Parolin e Cristina Satiê de Oliveira Pátaro. As propostas selecionadas receberão aporte financeiro durante 24 meses para capital, custeio e material bibliográfico que auxiliarão na execução das pesquisas. Dois dos projetos são vinculados ao Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder.

Para o diretor da Unespar/Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, é importante a entrada da instituição no CNPq, pois o órgão fomenta pesquisas que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.

pesquisa.jpg
Resultado de pesquisas são compartilhadas em eventos e contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico do país

Aproximação – Como lembra o pró-diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (Pró-deppec), professor Frank Antonio Mezzomo, a Unespar/Fecilcam já é atendida com 22 bolsas do CNPq direcionadas para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC e PIBIC-EM.

Recentemente, no Encontro de Coordenadores de Iniciação Científica da Região Sul promovido pelo conselho, a instituição foi representada discutindo propostas para a reformulação dos programas oferecidos pelo órgão e também possibilitando a aproximação com a coordenação. No evento, ainda foram apresentados os resultados das pesquisas já desenvolvidas na Unespar/Fecilcam.

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online