Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Pesquisas desenvolvidas na Unespar/Fecilcam são apresentadas em Cuba Imprimir
15/12/2011

Os resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) foram apresentados na 2ª Convenção Internacional: Geografia, Meio Ambiente e Ordenamento Territorial. O evento aconteceu na Universidade de Havana, em Cuba, entre os dias 22 e 25 de novembro. Da instituição, foram selecionados cinco trabalhos junto a produções de pesquisadores do país sede, México, Venezuela, Colombia, Argentina, Espanha, Brasil, entre outros.

As exposições das pesquisas foram feitas pelos professores do departamento de Geografia, Ana Paula Colavite, Fábio Rodrigues da Costa e Nair Gloria Massoquim. De acordo com os professores, o evento foi uma oportunidade para troca de experiências entre os participantes, verificar as temáticas em estudo nos países que tinham representatividade e as metodologias utilizadas para a realização das pesquisas.

O professor Fábio acrescenta que as saídas de campo permitiram conhecer melhor a realidade de um país socialista. “Pudemos ter um melhor entendimento da realidade cubana e das transformações que estão ocorrendo desde 2009 a partir da abertura econômica e das mudanças políticas”, pontua.

Os trabalhos compartilhados pela Unespar/Fecilcam foram produzidos através do Grupo de Estudos Urbanos da Fecilcam (Geurf), do Grupo de Pesquisa Estudos Regionais: Geo-Histórico, Sócio-cultural, Econômico, Educacional e Ambiental (GERA) e também de projetos do programa institucional de Iniciação Científica.

Pesquisas – Os trabalhos apresentados pela Unespar/Fecilcam foram: “As Imagens de Satélite como Instrumento de Planificação da Paisagem”, “A Construção de Tutoriais sobre o uso do Google Earth e sua aplicação no Ensino da Geografia”, “Dinâmica Populacional e Produção do Espaço Geográfico no município de Mato Rico – Paraná”, “Influência do Clima na Implementação de Frutíferas no município de Corumbataí do Sul – Paraná”, e por fim, “Paisagem: Fragilidade Natural e Tipo de Uso da Terra no Alto/Médio Vale do Piquiri – Paraná”.

geografia-cuba2.jpg
Professores que apresentaram trabalhos na Convenção Internacional de Geografia
geografia-cuba1.jpg
Pesquisadores de diferentes países compartilharam estudos
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online