Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Unespar/Fecilcam dissemina sistema de captação de água da chuva Imprimir
25/04/2012
A realização de um projeto contraturno sobre educação ambiental no Colégio Estadual Dom Bosco possibilitou a oficialização de mais uma parceria da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) com instituições de Campo Mourão. A universidade que dispõe de um sistema de captação de água da chuva firmou um termo de cooperação que tem como objetivo disseminar o projeto.

O diretor da Unespar/Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, e o secretário geral, professor Sérgio Luiz Maybuk, estiveram, nesta semana, no colégio para formalizar a parceria com o diretor, professor Hérico Maião, e visitar as instalações. Através da universidade será dada a assistência para a implantação do projeto.

O sistema foi apresentado no colégio pelo professor William Eugênio Versori que coordenava o projeto contraturno, em um tópico que abordava o aproveitamento de água para uso não potável. Como explica, já tinha um conhecimento prévio do sistema existente na universidade e buscou mais informações.

Também um dos idealizadores do projeto na universidade, Maybuk explicou o funcionamento da captação, armazenamento e utilização da água, bem como sobre os recursos necessários para a implantação do sistema. Com o sistema, a universidade reutiliza a água das chuvas, aproveitando-a para a limpeza, no uso das descargas dos vasos sanitários e para molhar as plantas. “Essa prática gera uma redução que varia de 30% a 40% no consumo mensal de água na universidade”, expõe.

A partir disso, no contraturno, o coordenador e alunos desenvolveram estudos que resultaram no levantamento da área total do colégio, o gasto mensal da instituição com água e calcularam o que seria necessário para suprir as demandas. O próximo passo será estabelecer novas parcerias para que o sistema seja implantado no Dom Bosco.

Segundo Maião, a parceria é importante por estabelecer uma proximidade da educação básica com o ensino superior e já visualiza ganhos. “Se o projeto for viabilizado será algo inédito em colégios e muito bom para a economia e conscientização ambiental na nossa instituição”, conclui.
cooperacao-dombosco.jpg
Unespar/Fecilcam tem o Colégio Estadual Dom Bosco como um novo parceiro
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online