Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Livros são lançados no III Colóquio Nacional Cultura e Poder Imprimir
25/04/2012

O grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) aproveitou a abertura do III Colóquio Nacional Cultura e Poder, nesta terça-feira, 24, para lançar três novos livros: “Constituições de territórios paranaenses: olhares da história”, “Educação, identidades e patrimônio” e “In Uno Spiritu: bispo e sociedade, Igreja e conflitos sociais”.

Duas das publicações foram produzidas a partir da segunda edição do evento, realizado no ano passado. Os autores são pesquisadores doutores e pós-doutores de todas as regiões do Brasil e estão vinculados a instituições de ensino e pesquisa. As abordagens tratadas acontecem a partir de áreas como a Educação, História, Geografia, Turismo e Filosofia.

Para o pró-diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura, professor Frank Antonio Mezzomo, os livros são importantes por sinalizar para a possibilidade de disseminação do conhecimento o que considera ser o projeto fundante das ações do grupo de pesquisa. “Ao publicarmos os livros, busca-se a qualificação profissional, a formação humana e desenvolver algumas ações como criar condições para a consolidação dos cursos aos quais o grupo de pesquisa está vinculado; atuar na Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior; e pensar e construir a universidade”, apontou.

coloquio-livros.jpg 
Livros lançados durante a abertura do evento
Os livros – Constituído por seis capítulos, Constituições de territórios paranaenses, tematiza e historiciza acerca da presença de elementos econômicos, políticos e culturais na constituição do que se entende por territórios paranaenses. Um dos destaques fica por conta dos capítulos que buscam compreender a historicidade e a constituição da região de Campo Mourão.

Em uma primeira parte os capítulos de Educação, identidades e patrimônio visam compreender as relações de poder existentes nos processos educativos, na constituição do outro e na formação de identidades. Num segundo momento, os textos estão voltados para a problemática dos usos e potencialidades de fontes como a fotografia, a história oral e a cultura material.


In Uno Spiritu: bispo e sociedade, Igreja e conflitos sociais o objetivo é compreender a organização do campo religioso católico na região oeste do Paraná, nas décadas de 1970 e 1980, a partir da trajetória biográfica de um bispo. Esse livro contou com apoio financeiro da Fundação Araucária e é resultado de uma pesquisa de quatro anos defendida para obtenção do título de doutor conferido pelo Programa de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2009.

coloquio-livro.jpg
Mezzomo explica abordagens dos livros durante o lançamento
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online