Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Pesquisadores de destaque nacional palestram no Colóquio Cultura e Poder Imprimir
26/04/2012
Desde terça-feira, 24, acadêmicos, professores, profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento estão participando do III Colóquio Nacional Cultura e Poder: Instituições e Sociabilidades na Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam).

Nesta edição do evento, professores e pesquisadores de grandes universidades do Brasil ministram as palestras e minicursos preparados. Como lembra a coordenadora geral do evento, professora Cristina Satiê Pátaro, nesta edição o Colóquio se consolida como uma das atividades sistemáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder.

“O evento tem um caráter científico, contribui para a produção de conhecimento e para a formação dos pesquisadores e alunos vinculados ao grupo de pesquisa. Nosso objetivo é promover um diálogo interdisciplinar acerca das temáticas propostas, com base na experiência e conhecimento de profissionais de diferentes instituições”, reforça a coordenadora.

Debates – Na mesa redonda da noite de hoje, 26, o assunto será “Migrações, poder e sociabilidades”. Os palestrantes são professores das universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste) e de Maringá (UEM). Tarcísio Vanderlinde tem como abordagem a migração luterana para o Brasil, enquanto João Fábio Bertonha vai falar sobre imigrantes em tempos de guerra com foco nos estrangeiros que estavam no país durante o Primeiro Conflito Mundial entre 1914 e 1918.

Na noite desta quarta-feira, 25, participaram da mesa redonda “Juventude, religião e política”, os professores das universidades federais Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e de Juiz de Fora (UFJF), Silvia Alves Fernandes e Marcelo Camurça Lima, respectivamente. No trato do tema, Silvia discorreu sobre as expressões políticas e crenças religiosas em jovens sem-religião. No mesmo caminho, Lima abordou as relações entre religião e política na juventude brasileira contemporânea.

Na abertura, o professor da Universidade Metodista de São Paulo, Leonildo Silveira Campos, foi o conferencista abordando a Religião e a Política no Brasil. Campos enfatizou o poder e a participação dos evangélicos na política. Para isso, apontou tensões e dificuldades quando as temáticas se cruzam na sociedade. Ainda, apresentou avanços e recuos que ocorreram na história e afirmou que embora o Estado seja laico, a sociedade ainda é marcada pela religião.

As atividades serão encerradas amanhã com a mesa redonda “Cultura e relações de poder” com a apresentação dos estudos realizados pelos professores e pesquisadores do grupo de pesquisa da Unespar/Fecilcam.
coloquio-silviamarcelo.jpg
Silvia e Lima nas discussões da noite de quarta-feira
coloquio-frankleonildo.jpg
Campos foi o conferencista da noite de abertura
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online