Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Academia do Guatupê é transformada em Escola Superior de Segurança Pública Imprimir
10/05/2012

O diretor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), professor Antonio Carlos Aleixo, participou nesta quarta-feira, 9, da assinatura do decreto que credencia a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) como Escola Superior de Segurança Pública. Com a medida, a academia passa a integrar o Sistema de Ensino Superior do Estado, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com a oferta de cursos de graduação e pós-graduação para oficiais.

O governador Beto Richa assinou o documento na solenidade realizada na própria instituição, em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, quando também assinou decreto que transforma o atual Curso de Formação de Oficiais (CFO) em curso de graduação em Segurança Pública – bacharelado. Richa autorizou ainda a realização do curso de especialização em Metodologia do Ensino Superior. Para praças, a Academia vai oferecer o curso de tecnólogo em Segurança Pública.

O governador afirmou que o ato atende duas grandes prioridades da gestão, que são a oferta de educação de qualidade e ampliação dos investimentos na segurança pública.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk, o novo curso de graduação terá duração de três anos, com aulas em período integral e receberá novas disciplinas no currículo como antropologia, sociologia, direitos humanos, novas técnicas policiais e língua estrangeira.

O secretário da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto, afirmou que a academia também poderá desenvolver programas e atividades de educação, pesquisa e extensão. “O credenciamento do Guatupê demonstra mais um importante passo que o Governo do Estado dá na busca pela excelência em ensino superior”, destacou.

Com a transformação, a Academia do Guatupê está apta a integrar o grupo de faculdades estaduais que formam a Unespar. Além de Aleixo, participaram da solenidade as direções da Fafipa (Paranavaí), FAP (Curitiba), Fecea (Apucarana).

 

guatupe1.jpg
Momento da assinatura dos decretos

O processo – A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) foi criada em 1971 com o objetivo de oferecer cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização de oficiais e praças da Polícia Militar.

O processo de credenciamento da Academia como Escola Superior de Segurança Pública e o pedido da autorização do Curso de Formação de Oficiais em Segurança Pública começou em agosto de 2011.

O parecer favorável para a instituição da Escola Superir de Segurança Pública foi confirmado no último dia 13 de abril, após parecer de peritos e avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE).

De acordo com o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, tenente coronel João de Paula Carneiro Filho, se formam por ano no Guatupê mais de 2,5 mil alunos nos cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização, sendo desses mil no Curso de Formação de Oficiais e Soldados. (Informações e fotos: Agência de Notícias do Paraná)

 

guatupe2.jpg
Diretores que integram a Unespar participaram da solenidade

 

 

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online