Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Comissão julga improcedente denúncia sobre intenção de matar gato Imprimir
23/05/2012
A Comissão Especial que apurava denúncia anônima, publicada em um site, sobre a intenção de funcionários da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) matarem um gato que circula na instituição encerrou os trabalhos. Após uma série de conversas e entrevistas com funcionários da instituição, os membros da comissão julgaram improcedente a acusação levantada.

Para se chegar ao resultado das investigações, a comissão utilizou como base alguns artigos do Regimento Interno institucional, mais especificamente no capítulo que trata sobre o Regime Disciplinar.

A conclusão da apuração resultou na produção de um relatório entregue para a direção da universidade. No relatório, a comissão aponta que não foram detectados depoimentos que demonstravam intenção de matar o animal em questão. Em todo o documento, foi ressaltada a acolhida que o gato recebeu tanto dos funcionários, como dos acadêmicos. Até mesmo as tentativas de adoção por parte de membros da comunidade acadêmica foram citadas.

Mesmo com uma resposta para a denúncia, o diretor da Unespar/Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, agendou para esta quinta-feira, 24, às 8h30, uma reunião com os agentes universitários. “Levamos em consideração que precisamos debater sobre o assunto. Portanto, convidamos os integrantes da Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (Apasfa) para uma conversa com nossa equipe e repassar orientações de como se comportar com relação aos animais”, justifica.

Os responsáveis pela investigação destacaram ainda no relatório que o boato gerou reflexos positivos na instituição. Alguns temas como crime ambiental, respeito aos animais e demais problemáticas no mesmo sentido ocuparam conversas em ambientes informais e formais como reuniões e sala de aula.

Comissão
A Comissão Especial, nomeada pela direção da Unespar/Fecilcam, foi formada por professora, acadêmica e agente universitário que estão relacionados ao curso de Turismo e Meio Ambiente. São eles: professora Larissa de Mattos Alves, acadêmica Samara Moreschi Soffa, e o agente universitário e professor do curso de Turismo, Angelo Ricardo Marcotti.

Regime Disciplinar
De acordo com o Regimento Interno, entende-se por regime disciplinar o conjunto de princípios e normas de conduta que devem ser observadas pelos membros da Comunidade Institucional no exercício de suas atividades, para garantir a qualidade e eficiência do trabalho e das ações acadêmicas, assegurando a ordem, o respeito e a disciplina, cuja transgressão importa na aplicação de sanções.

Nesse contexto, a Unespar/Fecilcam considera integrantes da comunidade institucional os docentes, agentes universitários, estagiários e discentes, ou qualquer outro membro ligado hierarquicamente, diretamente ou indiretamente à instituição.
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online