Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Conselho de Educação recebe documentos para credenciar Unespar Imprimir
29/05/2012
A implantação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi pauta na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira, 28. O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e reitor da univesidade, Alípio Leal, entregou para o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-PR), Oscar Alves, os documentos que vão subsidiar o processo de credenciamento da instituição e apresentou detalhes de como ela se configura.

Para que passe a funcionar como universidade, a Unespar precisa que o conselho dê seu parecer e o governador assine decreto que torna oficial a instituição. A expectativa é de que agora, com os documentos entregues ao CEE-PR, o processo de credenciamento seja concluído em até seis meses.

De acordo com o secretário, o objetivo do Governo do Paraná é fazer da Unespar um centro de excelência na formação de profissionais de educação. Nesse contexto, a universidade nasce com 63 cursos, 13.635 alunos e cerca de 800 professores. “O Paraná e o Brasil têm carência de professores. Queremos contribuir para a formação de professores qualificados e, desta forma, para a melhoria tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio”, declarou.

O diretor da Unespar/Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, e demais diretores dos campi que integram a instituição participaram da sessão plenária. Na ocasião, os deputados também foram informados que um novo projeto envolvendo a criação da Unespar será enviado para a apreciação.

O projeto da universidade reúne as faculdades estaduais de Apucarana (Fecea), Campo Mourão (Fecilcam), Paranaguá (Fafipar), Paranavaí (Fafipa), União da Vitória (Fafiuv), a Escola de Música e Belas Artes (Embap) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em Curitiba, e a Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais.

Ensino Superior – Durante a fala, Alípio Leal, aproveitou para falar à Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia, presidida pelo deputado Teruo Kato, sobre o Ensino Superior no Paraná. O secretário mostrou o desenvolvimento experimentado pelas regiões em que as universidades estaduais se instalaram. Hoje, são seis universidades com campi em 38 municípios, que reúnem 123 mil estudantes em 792 cursos.

“Para cada real investido no ensino superior, os cofres do governo recebem de volta pelo menos R$ 1,50, resultado de novos empreendimentos, empregos e renda impulsionados pela ciência, tecnologia e pesquisas gerados dentro das universidades”, explicou o secretário. Em sua opinião, o Estado pode avançar muito mais a partir de investimentos no setor.
unespar-cee1.jpg
Documentos foram repassados ao Conselho Estadual de Educação
 unespar-cee-diretores.jpg
Diretores e representantes dos campi da Unespar participaram da sessão

Fotos: Nani Gois/Alep - Informações da SETI e Alep
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online