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Palestra provoca reflexões no Dia do Geógrafo Imprimir
30/05/2012

Na comemoração pelo Dia do Geógrafo, ontem, 29, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), através do departamento de Geografia, realizou uma palestra que reuniu acadêmicos e professores do curso. A atividade aconteceu no anfiteatro da instituição, marcou a passagem da data e propôs discussões sobre a área.

O professor, Ricardo Luiz Töws, proferiu a palestra que levantou reflexões e desafios do pensar e do fazer geográfico frente a complexidade do mundo atual. Para isso, apresentou um panorama das pesquisas desenvolvidas na área, os dilemas da profissão, o papel do geógrafo e fez uma explanação sobre o mundo do trabalho em que a profissão está incluída.

Segundo o coordenador do curso, professor Marcos Bovo, a atividade tem como objetivo auxiliar na formação dos acadêmicos. “Buscamos fazer com que os alunos desenvolvam análise da sociedade e natureza, produzam conhecimento e proponham alternativas para soluções das problemáticas estudadas pelo profissional”, diz.

 

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Palestra marcou passagem do Dia do Geógrafo
A área
Na Unespar/Fecilcam, após quatro anos de estudos no curso de Geografia, o acadêmico recebe habilitação em licenciatura. Entre as capacidades do profissional estará atuar como professor nos diferentes níveis de ensino em sua área de conhecimento; discutir as diferentes teorias de ensino aprendizagem; contribuir para o desenvolvimento pleno da educação; desenvolver ações de planejamento e avaliação pedagógica; e propor e desenvolver programas e trabalhos relativos aos conteúdos de ciências naturais e de educação ambiental.

Com a complementação de mais um ano de estudo, o licenciado em Geografia também obtém a habilitação de bacharel. Com essa formação, o Geógrafo fica apto a exercer diferentes funções. O profissional pode atuar na delimitação e caracterização de regiões, sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial; o equacionamento e solução de problemas atinentes aos recursos naturais do país; o zoneamento geo-humano, com vistas aos planejamentos geral e regional; e uma série de outras atividades relacionadas ao planejamento ambiental, urbano rural e regional.

Bovo complementa que o graduando em Geografia é cobrado a atuar na perspectiva de construção de uma sociedade democrática, que contemple o exercício pleno da cidadania com equidade e justiça social.

 

 
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