Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Unespar/Fecilcam funda incubadora de Economia Solidária Imprimir
15/06/2012
Para auxiliar na criação e desenvolvimento de empreendimentos de economia solidária na região, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) passa a contar com a Incubadora Universitária de Economia Solidária de Campo Mourão (Iesolcam).

A formalização do projeto aconteceu nesta semana e tem como objetivo atender as demandas existentes entre os municípios que integram a Comcam. A proposta é que funcione multidisciplinarmente, integrando professores e acadêmicos da universidade com a comunidade.

A Iesolcam funcionará na mesma sala do NEPE e a Cooperativa das Costureiras de Lirial São Luiz (Cooperlira), de Araruna, pode ser o primeiro empreendimento solidário incubado. Os membros fundadores, professores Adalberto Dias de Souza, João Marcos Borges Avelar e Sérgio Luiz Maybuk, já iniciaram um trabalho com as cooperadas visando colocar em prática as atividades da incubadora.

Segundo o coordenador da Iesolcam, professor Sérgio Luiz Maybuk, a partir deste mês a incubadora se constitui como um programa permanente da instituição e é etapa fundamental do projeto que desenvolve para o TIDE (Tempo Integral de Dedicação Exclusiva).

O vereador e ex-diretor da instituição, José Pochapski, é um dos fundadores da incubadora e salienta que a Unespar/Fecilcam terá força para apoiar empreendimentos de Campo Mourão e região com a Iesolcam. “Como é uma instituição reconhecida, essa iniciativa da Unespar/Fecilcam vai incentivar a economia solidária nos municípios da região. Em Campo Mourão também está em criação o Conselho Municipal de Economia Solidária o que vai fornecer subsídios para que seja instituída uma lei específica para o assunto”, aponta.

Atuação – A Iesolcam nasce com 23 membros fundadores que poderão atuar de duas formas no projeto. Em um dos casos, poderão ser elaborados projetos, inclusive concorrendo em editais de qualquer esfera de governo ou mesmo de instituições não governamentais, desde que sejam multidisciplinares e se enquadrem na política de Economia Solidária.

Outra possibilidade é atuar como conselheiros tanto no que se refere a decisões de quais entidades deverão ser beneficiadas com editais específicos, quanto fiscalizar os atos da Coordenação Geral e demais andamentos de projetos, para que nada desabone o nome da incubadora.

Para acompanhar mais o trabalho da Iesolcam e conhecer quais são os membros fundadores acesse www.blogiesolcam.blogspot.com.br.
iesolcam-logo.jpg
iesolcam-membros.jpg
Alguns dos membros fundadores formalizando a criação da incubadora
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online