Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Seminário discute avaliação em larga escala com professores do PDE Imprimir
18/06/2012
A avaliação em larga escala está em discussão na Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam). Professores dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Loanda, Paranavaí, Pitanga e Umuarama participam, nesta segunda e terça-feira, 18 e 19, do Seminário Temático do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

As atividades foram abertas com a palestra “Avaliação Institucional: para que serve e como encaminhá-la?”, ministrada pela professora doutora Lízia Helena Nagel. Durante a apresentação, fez um levantamento histórico dos sistemas de avaliações e como aconteciam. Destacou ainda como são realizados e a importância de serem praticados.

No período da tarde aconteceu uma mesa redonda que discutiu os avanços e recuos da Prova Brasil com a professora Lízia e os professores Carlos Petronzelli e Dalva Helena Medeiros. A Prova Brasil tem função diagnóstica de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A coordenadora do PDE na Unespar/Fecilcam, professora Edcléia Basso, destaca que o objetivo do seminário é aprofundar o conhecimento no tema proposto. “É preciso pensar na avaliação e retomar com os professores uma discussão profunda sobre a temática”, disse.

Pela Secretaria de Estado da Educação, a coordenadora do programa, professora Zilda Muliki dos Santos, enfatizou a relevância da temática no contexto nacional. “O governo alavancou as discussões dos problemas econômicos e sociais, agora é a vez da educação ser debatida e visualizarmos sua superação. O sistema educacional necessita de reflexão”, afirmou.

O vice-diretor da Unespar/Fecilcam, professor Eder Rogério Stela, frisou que discutir a educação é pensar no futuro do país. “Países que valorizam a educação alcançam resultados muito mais satisfatórios. Todos nós somos batalhadores da educação e esse momento de trocas é importante”.

Participaram da abertura também a coordenadora do PDE na Unespar/Fafipa, professora Nilva de Oliveira dos Santos, as coordenadoras do PDE nos NREs de Campo Mourão, Goioerê e Umuarama, professoras Cleyber Felippe Oliveira, Maria Maurene Della Riva e Elizety Miejo Kumagae, respectivamente.
pde-seminario2.jpg
Professores de sete NREs participam do seminário
pde-seminario1.jpg
 Coordenadores do programa destacaram importância do tema e do PDE
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online

Nós temos 1 visitante online