Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Palestra abordará a Guerra do Contestado nesta sexta-feira Imprimir
05/07/2012
borelli.jpg“O Centenário da Guerra do Contestado” é o título da palestra que ocorrerá nesta sexta-feira, 6, às 20 horas, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam). A atividade realizada pelo curso de História em parceria com a Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam), terá como palestrante o historiador, Romário José Borelli, e é gratuita.

No anfiteatro da instituição, Borelli abordará tópicos sobre a guerra que foi um conflito armado ocorrido na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. A região fronteiriça entre os estados do Paraná e Santa Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato dos agricultores contestarem a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company.

Além de historiador graduado pela Universidade de São Paulo (USP), o palestrante é dramaturgo e musicista. Catarinense, Borelli foi músico do Teatro de Arena nos anos 1960 e fez as peças Arena Conta Zumbi, Arena Conta Tiradentes, Feira Paulista de Opinião, Roda Viva de Chico Buarque, bem como foi diretor musical da Companhia Paulo Autran.
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online