Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Palestra lembra o centenário da Guerra do Contestado Imprimir
09/07/2012

A história do conflito armado ocorrido numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina, a Guerra do Contestado, foi tema de palestra na Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), na sexta-feira, dia 6. A atividade teve como objetivo lembrar os cem anos do conflito que será completado em outubro.

O historiador, dramaturgo e musicista, Romário José Borelli, palestrou sobre o assunto para acadêmicos e professores do curso de História, bem como para os integrantes da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam).

Iniciada em outubro de 1912, a Guerra do Contestado envolveu milhares de camponeses que enfrentaram as forças militares dos poderes federal e estadual. A guerra só foi encerrada em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta.

Os episódios ocorridos no período foram basicamente de disputa política e econômica. Entre os fatos que motivaram o conflito estão a perda de terras para construção de uma estrada de ferro que gerou desemprego entre os camponeses, a expulsão de famílias de uma grande área para exploração de madeira, bem como o desemprego dos trabalhadores que atuaram na construção da ferrovia.

De acordo com Borelli, a Guerra do Contestado só começou a ser discutida na medida em que foi iniciado o processo de democratização no país. Além disso, comenta que embora a batalha tenha durado quatro anos, não se sabe, por exemplo, a quantidade de pessoas que morreram.

A palestra aconteceu no anfiteatro da instituição. Mais do que tratar histórica e teoricamente sobre o assunto, o palestrante também apresentou músicas sobre o fato. As abordagens também auxiliaram na pesquisa para construção de uma peça sobre o tema que o diretor de teatro, Carlos Soares, e a Coordenação de Ação Teatral (CAT) da Fundacam estão montando.

historia-contestado.jpg
Assunto foi tratado sexta-feira no anfiteatro da Unespar/Fecilcam
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online