Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
6º Festival de Música premia alunos e professores universitários Imprimir
19/10/2012

Composições e interpretações de Música Popular Brasileira de acadêmicos e professores das Instituições de Ensino Superior de Campo Mourão deram o ritmo e o tom do 6º Festival Universitário de Música. O evento realizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) na noite de quinta-feira, 18, no Espaço Allure, marcou os 40 anos de fundação da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) e completou sete anos de existência.

O público prestigiou a apresentação de 12 candidatos. Na categoria composição foram selecionados sete participantes. Com a música “Aprender é Caminhar”, a banda Bons & Velhos ficou em primeiro lugar e se consagrou bi-campeã do festival. Foi a primeira vez que a banda apresentou a composição que vai integrar o CD que estão produzindo e será lançado no começo de 2013.

O acadêmico de História, Vinicius Gibran, integra o grupo e destacou a importância do prêmio. “Como em Campo Mourão não tem muita opção de festivais, costumamos participar fora da cidade. Para nós é gratificante apresentar o trabalho e ainda levar a premiação”, disse.

O professor, Sergio Henrique Gerelus, conquistou o segundo lugar com uma composição de protesto chamada “Ê Mancípio”. Segundo ele, uma palestra promovida pelo Espaço Marx – projeto da Unespar/Fecilcam – foi a inspiração para a música. Mancípio significa escravo e fala da relação do trabalho, sociedade e os trabalhadores.

Em terceiro lugar, o prêmio foi para a composição “Arrocha Coração” do acadêmico da Unicampo, Diego Roberto dos Santos. Com influências do sertanejo universitário, o estudante produziu a canção em homenagem a esposa que estava na plateia assistindo a apresentação.

festiva-musica2012-composicao1.jpg
Bons & Velhos: bicampeões na categoria composição

Interpretação

Na categoria interpretações, o trio formado pelas acadêmicas de História e Letras da Unespar/Fecilcam, Rebeca Figueira, Regina Sodré e Sara Caroline Anselmo, conquistou o primeiro lugar com a música “Caras e Bocas”. Como explica Rebeca, a escolha levou em conta a musicalidade e a ironia presenta na letra. “A música é um deboche do estilo de vida absolutamente superficial que as pessoas levam”, comenta.

Sara e Rebeca são veteranas no Festival. Na edição anterior já haviam se apresentado individualmente. Segundo os jurados, o trabalho de voz realizado pelo trio foi o diferencial para a avaliação entre as apresentações da categoria.

Interpretando “O Trem das 7”, de Raul Seixas, o professor Paulo Sérgio Gonçalves ficou com o segundo lugar. O terceiro lugar foi para a acadêmica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CM), Priscila Vaz. A estudante de Engenharia Civil interpretou “Bandolins”, de Oswaldo Montenegro.

festiva-musica2012-interpreta1.jpg
Trio formado por acadêmicas de Letras e História conquistaram o 1º lugar na categoria interpretação

Objetivos e Avaliação

Para o coordenador do 6º Festival Universitário de Música da Unespar/Fecilcam, professor João Marcos Borges Avelar, o evento tem como objetivo reforçar a aproximação da universidade com a comunidade. “A direção sempre tem incentivado e apoiado o festival desde a primeira edição. Queremos que a Unespar também tenha um caráter cultural e também entendemos que é preciso transpor os muros do Ensino Superior e chegar a todos”, justificou.

Avelar lembrou que agora, com 40 anos, a Fecilcam está se consolidando como universidade e terá dois campi que são um importante patrimônio para a Unespar: a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Por isso, reforçou a necessidade de desenvolver não só o ensino, a pesquisa e a extensão, como também a cultura.

Os candidatos foram acompanhados pelos músicos da Banda Influência. Alguns dos critérios analisados pelos jurados durante o Festival Universitário de Música foram afinação, interpretação, presença de palco, letra e melodia.

De acordo com a jurada e vocalista da banda, Juliana Bancke, o nível dos concorrentes estava excelente. “Foi difícil atribuirmos notas aos participantes. Os primeiros e segundos colocados ficaram com pontuações muito próximas e os pequenos detalhes foram responsáveis pelo resultado final”, argumentou. Nas composições, o júri destacou a sentimentalidade presente.

Mais fotos do evento estão disponíveis em nossa página no facebook: www.facebook.com/fecilcam.

festiva-musica2012-publico.jpg
Público lotou o Espaço Allure na noite de quinta-feira, dia 18
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online