Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Unespar/Fecilcam inaugura primeiro bloco do novo campus Imprimir
04/12/2012

Parte de um projeto que objetiva ocupar uma área de 5 alqueires e atender, em média, 20 mil universitários após concluído o plano diretor, o primeiro bloco do novo campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 4. Localizado às margens da BR-369, saída para Cascavel, o prédio que tem uma área de 1.308 metros quadrados recebeu investimentos de R$ 1.650 milhão e está pronto para ser utilizado.

De acordo com o chefe da Divisão do Campus, professor João Carlos Leonello, o recurso utilizado é resultado de quatro convênios firmados com Programa de Melhoria da Infraestrutura das Instituições Estaduais de Ensino Superior da SETI, Fundação Araucária e Unidade Gestora do Fundo Paraná. “Se dividir o valor da obra pela área do prédio é possível perceber a qualidade”, detalhou.

O diretor da Unespar/Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, reforçou que foram necessários acumular quatro convênios para alcançar o valor total da obra. “São recursos próprios do Estado do Paraná para uma universidade do Estado do Paraná. O prédio não é mais só da Fecilcam, ele é de toda a Unespar”, enfatizou.

Autoridades como o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e reitor pro tempore da Unespar, Alípio Leal, prestigiaram o evento. Na oportunidade, destacou que na medida em que a instituição cresce, vai oferecendo mais e melhores espaços para desenvolver pesquisas de qualidade que estarão a serviço da comunidade. “É um espaço grande, mas pequeno perto da necessidade e do que é produzido. A universidade não se faz somente com obra física, mas, principalmente, com a produção do conhecimento”, enalteceu.

Segundo o prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, a Fecilcam que era faculdade e, agora, se transforma em universidade “é vital para Campo Mourão e região pela formação e pela qualificação que oferece aos nossos jovens. A instituição é um orgulho para todos nós”, disse, lembrando o recente dado divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que aponta a cidade como a sexta mais desenvolvida do Paraná.

inaugura-campus-descerra.jpg
Descerramento da placa inaugural: Éder Stela, Alípio Leal, Walquíria Turci, Nelson Tureck e Aleixo

Sonho – Representando a Família Turci, que doou a área para ocupação da universidade, Walquíria Turci, mencionou que tanto a fundação da Fecilcam, como a construção do novo campus representa a realização do sonho e do trabalho de muitas pessoas. “Ver o prédio construído é emocionante e de grande alegria para nossa família, pois é o progresso de nossa cidade. É também, o sonho do meu esposo que, infelizmente, não pode estar prestigiando este momento, mas com certeza também está feliz”, comentou mencionando o empresário, Silvio Turci, que fez a doação quando estava vivo.

Para o pioneiro e presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão que participou das conversas para fundação da instituição, Nelson Teodoro de Oliveira, a constituição da universidade e o crescimento dela também representa a concretização de um sonho que tinha quando jovem. “Depois de 42 anos estamos realizando o sonho de meninos aloprados, como éramos chamados, por desejarmos uma universidade em Campo Mourão. Infelizmente, nós temos tudo, mas estamos muito atrás de outros países. Precisamos tratar a educação com mais atenção”, ponderou.

inaugura-campus-publico.jpg
Público prestigiou inauguração do novo bloco

Plano Diretor – O projeto do novo campus foi elaborado pensando em ser concluído em longo prazo conforme a liberação de recursos. Desde o início, a Divisão do Campus se preocupou em preparar um plano para direcionar a ocupação da área.

De acordo com o plano diretor, o terreno terá espaços destinados à cultura, como teatro e locais de exposição; blocos administrativos e de sala de aula; biblioteca; casa do estudante; estacionamento para ônibus, automóveis e bicicletas, assim como ciclovia e áreas destinadas a prática esportiva e convivência.

Autoridades – Também participaram da inauguração do primeiro bloco do novo campus o vice-reitor pro tempore da Unespar, Marco Aurélio Vinsintin; o vice-diretor da Unespar/Fecilcam, professor Eder Rogério Stela; a diretora da Unespar/Embap, professora Maria José Justino; a diretora da Unespar/FAP, professora Stela Maris da Silva; o diretor da Unespar/Fafipa, professor Antonio Rodrigues Varela Neto; o diretor da Fafipar, professor Mauro Stival; o diretor da Unespar/Fecea, professor Rogério Ribeiro; o advogado, José Luiz Gurgel; o diretor da UTFPR/Campo Mourão, professor Narci Nogueira; o chefe do Núcleo Regional de Educação, professor José Bardini Neto; e o presidente da Acicam, Marcelo Chiroli. Além disso, os representantes da deputada estadual, Marla Tureck; da vice-prefeita e prefeita eleita, Regina Dubay; e do Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Mourão (Sindiscam).

inaugura-campus-alipio.jpg

 inaugura-campus-predio.jpg

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online