Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
SETI inaugura galeria de ex-secretários e comemora 25 anos Imprimir
19/12/2012

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, inaugurou nesta segunda-feira (17) a galeria de ex-secretários, comemorando os 25 anos de criação da instituição. Vários ex-secretários participaram da solenidade e foram lembrados pelas contribuições dadas.

Alípio Leal começou seu pronunciamento falando de mais uma conquista da secretaria: a implantação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A sétima universidade pública do sistema estadual de educação incorporou as faculdades estaduais. “Todas as outras etapas foram vencidas, já temos o reitor eleito e aguardamos apenas a homologação do Conselho Estadual de Educação”, afirmou Leal.

O secretário também falou sobre o desenvolvimento do Estado e da aproximação da academia com o setor produtivo e o aumento no registro de patentes no Paraná, nos últimos três anos, lembrando a importância do compromisso do governo com a educação e com o ensino superior.

“Com o conhecimento gerado na academia transformado em inovação, estamos contribuindo de maneira decisiva com o desenvolvimento econômico do nosso estado”, disse na oportunidade.

Além dos secretários, foi prestado uma homenagem a todos os funcionários, entregando para a funcionária mais antiga da secretaria, a gerente do Protocolo, Egeni Thomé, flores e uma placa comemorativa.

seti-galeria2.jpg
Galeria foi instalada no saguão de entrada da secretaria

Marco – Há 25 anos as atividades relacionadas à ciência, a tecnologia e ao ensino superior ganharam força no Paraná com a criação de uma secretaria para tratar dos assuntos relacionados às três áreas.

Hoje, a secretaria mantém na sua estrutura vários projetos de cooperação realizados em parceria com o setor produtivo, secretarias de estado, prefeituras e Governo Federal. “São importantes iniciativas para impulsionar o desenvolvimento econômico, científico, cultural e social do Paraná”, lembra Leal.

A criação da secretaria foi um esforço significativo do governo do Estado que apostou no desenvolvimento da capacidade científica e tecnológica paranaense, ampliação dos investimentos na educação para elevar o padrão de vida da população e participar com mais condições de igualdade do mercado nacional e internacional.

O Paraná tem hoje um sistema estadual de ensino superior gratuito e de excelência. São mais de 123 mil estudantes, 285 cursos de graduação, 302 cursos de especialização, 105 mestrados e 45 doutorados, sete mil docentes, 85% com mestrado e doutorado, e 8,6 mil agentes universitários.

Na oportunidade, o secretário comentou que governo do Paraná vem investindo na melhoria da infraestrutura das instituições estaduais de ensino superior e com isso abrindo novos canais de comunicação com a população local. “O Paraná é o estado brasileiro que mais investe em ensino superior”, lembrou.

Lei – Dentre as importantes conquistas da secretaria, como a aprovação de novos cursos e a criação e manutenção das sete universidades, da Fundação Araucária, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e do Instituto Meteorológico Simepar, está a Lei de Inovação aprovada neste ano e a lei que prevê ao atual sistema de fomento à Ciência e Tecnologia no Estado a transferência de 2% da receita tributária estadual ao Fundo Paraná para financiamento de projetos e pesquisas.

seti-galeria1.jpg
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online