Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Richa destaca investimentos em ensino superior na posse do reitor da Unespar Imprimir
24/01/2013

O governador Beto Richa afirmou nesta quarta-feira, 22, que o Paraná é o Estado que, proporcionalmente, mais investe em ensino superior no Brasil. Segundo ele, nos dois últimos anos foram aplicados R$ 2,7 bilhões pelo governo nas universidades e faculdades estaduais.  
 
A declaração foi feita na posse dos professores Antonio Carlos Aleixo e Antonio Rodrigues Varela Neto como reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). "Agora são sete universidades estaduais, que atenderão mais de 120 mil alunos em todas as regiões do Estado", destacou.  
 
A Unespar, criada no ano passado, será a terceira maior universidade mantida pelo Estado em número de estudantes, com aproximadamente 12.600 alunos de 150 municípios paranaenses. Aleixo e Varela são os primeiros diretores eleitos da instituição e vão cumprir mandato de quatro anos.  
 
"É um momento histórico para o ensino superior do Paraná. A criação da Unespar é mais uma medida que demonstra o compromisso de nosso governo com a educação gratuita e de qualidade", disse o governador, durante a cerimônia de posse no Palácio Iguaçu, em Curitiba. "Educação tem prioridade no nosso governo, pois, quando a educação vai bem, todas as demais áreas vão bem. Queremos que nossas universidades sejam o dínamo dos avanços tecnológicos do nosso Estado".  

unespar-posse-reitoria.jpg

Governador reafirmou compromissos com a Unespar na solenidade de posse

UNIÃO - A Unespar reúne oito faculdades que, anteriormente, eram isoladas, e ofertará 67 cursos. "É uma universidade multicampi, multirregional e multicultural. Com essa união, melhoraremos a qualidade de ensino e, como universidade, poderemos firmar convênios com instituições de fora do Brasil, captar mais recursos com órgãos de fomento e teremos a possibilidade de criar cursos de pós-graduação", explicou Aleixo.  
 
Ele ressaltou que 36 dos 67 cursos serão de licenciatura. "Nossa principal atuação será na formação qualificada de professores, que atuarão na educação básica em todas as regiões do Estado e darão qualidade à educação do Paraná", disse. "Aproximadamente 95% dos nossos alunos são oriundos de escolas públicas e trabalham para auxiliar a renda familiar", salientou o reitor.  
 
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, a criação da Unespar dará mais desenvolvimento às faculdades integradas. "Essa união é importante, pois, passarão a investir também em tecnologia e desenvolvimento", afirmou. Com a Unespar, o Paraná possui sete universidades estaduais, com campi em 38 municípios.  
 
Também participaram da solenidade o deputado federal Alex Canziani, os deputados estaduais Wilson Quinteiro, Alceu Maron, Rose Litro e Professor Lemos, reitores de universidades estaduais e diretores das faculdades integradas.

unespar-posse-diretores.jpg

Diretores das faculdades com os empossados

ESTRUTURA - A reitoria da Unespar ficará sediada na Avenida Pref. Lothário Meissner, no Bairro Jardim Botânico, em Curitiba, com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A Unespar reúne oito faculdades que anteriormente eram isoladas: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap); Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Academia Policial Militar do Guatupê (agora nomeada Escola Superior de Segurança Pública); Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar); Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).  
 
NOVA REITORIA - Antonio Carlos Aleixo é professor do departamento de Letras da Fecilcam, desde 1994. Graduou-se em Letras pela Fecilcam e é mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara). Foi chefe do departamento e coordenador do curso de Letras da Fecilcam.  
 
Elegeu-se diretor em 2005 e foi reeleito em 2009. Antes de ingressar para o quadro efetivo da Fecilcam, foi servidor público municipal da Biblioteca Pública Professor Egydio Martello e da Fundação Cultural de Campo Mourão até 1992, quando foi aprovado em concurso público para professor da rede estadual. Ministrou aulas na Educação Básica até 2003.  
 
Antonio Rodrigues Varela Neto é professor assistente do colegiado de Administração da Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa), desde 1987. É formado em Administração pela Fafipa, possui especialização em Gestão de Pessoas, Gestão Hospitalar e Mestrado em Administração. Na Fafipa já foi diretor financeiro, chefe de departamento, coordenador de colegiado e atualmente é diretor.

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online

Nós temos 1 visitante online