Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Calouros de Letras conhecem projetos desenvolvidos pelo curso Imprimir
27/02/2013

Na terça-feira, 26, foi a vez do curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) recepcionar os calouros. A coordenação do curso preparou uma noite de conversa para a aula inaugural em que foram apresentados os projetos desenvolvidos, bem como a organização do curso.

A coordenadora, professora Monica Sócio Fernandes, deu boas vindas estimulando a reflexão dos presentes. Para isso, utilizou palavras de Cora Coralina que diz ser “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Aproveitando a oportunidade, quem também conversou com os acadêmicos foi o diretor da Unespar/Fecilcam, professor Eder Rogério Stela, reforçando que o período da graduação vai reger os demais anos da vida dos estudantes após formados. Ele alertou para que levem a sério o período de formação, porque trará mudanças na vida deles e de muitas outras pessoas. “Aproveitem essa oportunidade, pois nem todos podem chegar onde vocês chegaram. Nosso anseio é ver vocês nos superando e, depois, vai ser o de vocês ver os seus alunos superando-os”, disse.

A conversa foi dividida entre as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão que integram o curso. Os professores do departamento se apresentaram detalhando informações sobre suas respectivas formações, trabalhos que realizam e linhas de pesquisa em que atuam. Já os veteranos compartilharam os estudos que desenvolvem no Programa de Iniciação Científica (PIC), no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e os resultados obtidos com essas possibilidades.

letras-aula-inaugural2.jpg
Calouros foram recepcionados por professores e veteranos

Projetos – Atualmente, sete projetos de Iniciação Científica estão sendo desenvolvidos pelos acadêmicos do curso. São estudos que abordam questões relacionadas à literatura, literatura comparada e a linguística em diferentes perspectivas. O objetivo é formar pesquisadores e oportunizar aos participantes conhecer e aplicar o método científico, estudar determinadas áreas de interesse e promover discussões e reflexões sobre sua área de estudo e sua futura área de trabalho.

No Pibid são realizados projetos nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa com oferta de 31 bolsas de estudo para acadêmicos. No programa também estão inclusos quatro professores da rede básica estadual e quatro professores da universidade. A proposta é aproximar a universidade da escola e proporcionar aos estudantes o contato em sala de aula, preparando-os para atuar quando graduados.

Com caráter interdisciplinar, outro projeto, vinculado ao Universidade Sem Fronteiras (USF), é o Letramento e alfabetização matemática: acesso à cidadania plena. Participam bolsistas egressos e acadêmicos dos cursos de Letras e Matemática com supervisão de professores dos departamentos.

letras-aula-inaugural1.jpg
Veteranos compartilharam estudos e experiências com programas oferecidos pela universidade
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online

Nós temos 1 visitante online