Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Em nota, reitor da Unespar repudia declaração de empresário Imprimir
11/03/2013
aleixo-mini.jpgO reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, produziu uma nota após declarações do empresário e ex-presidente da Acicam, Nelson Bottega, reproduzidas, na manhã de hoje, na Coluna do Ely. Confira abaixo:

Acabei de ler na Coluna do Ely, desta segunda-feira, 11 de março de 2013, a declaração do senhor Nelson Bottega, empresário e ex-presidente da ACICAM, sobre minha participação na luta pela sede da reitoria da Unespar para Campo Mourão. Há uma insinuação de que eu me preocupei mais com minha eleição para reitor do que com a luta pela sede da reitoria. Minha posição é a que segue:

Em 2007, após a criação da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), nós, diretores na época, decidimos lutar pela organização da UNESPAR e decidimos também que nenhum campus lutaria para ser sede, para evitar que brigas internas inviabilizassem a organização da UNIVERSIDADE, muito mais importante para os interesses acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão. Não traí o acordo com os demais campi. Não é minha prática. O diretor da FAFIPA, de Paranavaí, também não fez isso. Todos os diretores se mantiveram ausentes de quaisquer luta pela sede. Restou, isso sim, aos prefeitos e deputados de suas regiões que lutassem, se fosse o interesse.

Em 2011 e 2012, o Conselho Universitário da Unespar, com 07 representantes de cada campus, pelo voto, decidiu que a sede da reitoria seria em Curitiba. A partir daquele momento, passei a defender, como membro da Unespar, a decisão do Conselho Universitário.

Quem me conhece sabe que eu não fico em cima do muro.

A prerrogativa de enviar a mensagem à Assembleia Legislativa, no modelo de democracia que temos, é do Governador do Estado. No mesmo modelo, cabe à Assembleia Legislativa debater o projeto de lei. Aprovar ou reprovar, propor emendas. Não discuto a decisão do governador, em si.

Não posso ser responsabilizado por não fazer algo que nunca quis fazer. Não sou obrigado, na minha função de servidor público, a servir a interesses de um ou outro empresário. Os interesses da universidade são outros: educação de qualidade, mais recursos, pós-graduação, contratação de professores e agentes universitários.

Durante minha passagem pela direção da Fecilcam, sempre tive as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas, abstive-me de ser presidente de comissões e jamais coloquei a instituição a serviço de interesses pessoais ou partidários.

Fui escolhido reitor da Unespar com 70% dos votos, no conjunto da universidade, e com 83% dos votos da Fecilcam. Se eu não tivesse a confiança das pessoas com quem trabalhei, diga-se, pessoas inteligentes, não teria essa votação.

Mal conheço, pessoalmente, o senhor Bottega. Não me lembro de ter emitido opinião sobre sua pessoa. Normalmente, na imprensa, só falo aquilo que posso provar. Portanto, repudio qualquer tipo de ilação a meu respeito.

Não tenho a prática de transferir meus fracassos profissionais ou pessoais para outros. E não admito ser herdeiro de algo que não me pertence. Vou trabalhar pela consolidação da Unespar.
Em defesa da Educação Pública, sempre.

Antonio Carlos Aleixo
Reitor da Unespar
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online