Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Iniciação Científica abre as portas para egressos da Unespar/Fecilcam Imprimir
11/04/2013

emerson.jpgO Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) tem possibilitado novos horizontes e oportunidades para os profissionais formados na instituição. Com a proposta de incentivar o gosto e a prática da pesquisa, o programa tem estimulado egressos a buscarem programas de pós-graduação stricto sensu.

Em levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem), sete ex-alunos participantes do PIC conquistaram vagas em cursos de mestrado. Como explica o coordenador do Nupem, professor Fábio André Hahn, o número é referente aos acadêmicos que concluíram o programa na edição 2011/2012. No entanto, desde que foram iniciadas as atividades do programa na instituição são vários os egressos que concluíram ou estão cursando pós-graduação stricto sensu.

De acordo com outra pesquisa desenvolvida informalmente, outros 10 egressos também foram aprovados para mestrado e doutorado neste ano. Um caso é o graduado em Matemática, Emerson Tortola (foto). Ele ingressou no mestrado em 2011, ano seguinte da sua formatura. Durante a graduação, participou de uma edição do PIC e sempre esteve envolvido em eventos da área de formação.

No início deste ano, Emerson ingressou no doutorado e comenta que foi na faculdade que viu o interesse pela pesquisa despertado. “Foi durante a graduação que tive a oportunidade de conhecer e me inserir em estudos e pesquisas, em especial a Modelagem Matemática (uma das tendências em Educação Matemática), que é o tema que pesquiso desde então e, portanto, me levou a optar pelo ingresso no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática”, comenta.

Inscrição PIC – Para quem deseja seguir o caminho desses vários egressos, o Nupem encerra nesta sexta-feira, dia 12, as inscrições de projetos para participação em mais uma edição do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC).

Os interessados devem entregar o formulário de inscrição preenchido e assinado no Protocolo Geral até às 22 horas. No envelope deve conter ainda a documentação exigida no edital 06/2013-Nupem como a cópia do currículo lattes do orientador e do acadêmico, ambos atualizados em 2013, atestado de matrícula e cópia do CPF e RG dos acadêmicos. O formulário de inscrição e o currículo lattes do orientador também devem ser enviados para o email nupemfecilcam@gmail.com.

Confira os egressos que participaram do PIC na edição 2011/2012 e foram aprovados nos programas de mestrado, segundo o Nupem:

Adriele Gehring
CURSO: Letras
Aprovada Mestrado UEM em Estudos Literários

Amanda Trojan Fenerich
CURSO: Engenharia de Produção Agroindustrial
Aprovada Mestrado na UFPE e na UTFPR em Engenharia de Produção

Bruno Augusto Candelari
CURSO: Geografia
Aprovado Mestrado UEM em Geografia

Elaine Cristina Zavadovski Kalinovski
CURSO: Geografia
Aprovada Mestrado UEM em Geografia

Maiara Segato
CURSO: Letras
Aprovada Mestrado UEM em Estudos Literários

Marinalva dos Reis Batista
CURSO: Geografia
Aprovada Mestrado UEM em Arquitetura e Urbanismo

Suélen Andrade Cardoso
CURSO: Pedagogia
Aprovada Mestrado UEM em História

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online