Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Patronato - Objetivos Gerais Imprimir
19/04/2013
OBEJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA PRÓ-EGRESSO DE CAMPO MOURÃO

– Aumentar o Nível de Escolaridade: Ao identificar que o egresso apresenta baixa escolarização,este é  encaminhado para o CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Campo Mourão), o qual possui todo suporte legal e pedagógico necessário para complementação de seus estudos a nível fundamental e médio, visto que a educação é um instrumento de humanização e ressocialização, permitindo o desenvolvimento de potencialidades, o auto-conhecimento e o exercício da cidadania.

– Incentivar a realização de Cursos Profissionalizantes: Tem como ponto central encaminhar os egressos a um ensino profissionalizante para ingressarem no mercado de trabalho e terem uma fonte de renda. Os cursos profissionalizantes ajudarão o mesmo a desenvolver novas perspectivas e habilidades, criar hábitos sociais, desenvolver o senso de responsabilidade e melhoria na auto-estima. Deste modo estaremos fazendo com que se sintam capazes de adquirir novos conhecimentos, trabalharem a socialização e a inclusão social no mercado de trabalho.

- Minimizar do Índice de Desemprego entre os Egressos: Este índice pode ser facilmente atingido desde que os egressos comprometam-se a estudar e profissionalizarem-se, para que isto aconteça são encaminhados ao CEEBJA e à Escola do Trabalho; e posteriormente ao SINE de Campo Mourão. Conforme Ofício Circular nº. 08-GAB. PATR, de 12/02/08, que celebra Termo de Cooperação Técnico firmado entre o SEJU - Secretaria de Justiça e Cidadania e SETP – Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, as atividades de encaminhamento do egresso ao mercado de trabalho são de fundamental importância.

Assim sendo, em Campo Mourão, contamos com entidades colaboradoras como a Agência do Trabalhador, para onde os egressos são encaminhados com o objetivo de serem direcionados para empresas de acordo com suas aptidões e capacidades. A Agência do Trabalhador dispõe também de cursos para capacitação profissional, conforme demanda. Contamos também com outras instituições entre elas a Escola do Trabalhado e a grande parceria firmada com a Construtora Piacentini.

- Acompanhamento Psicológico como Medida de Suporte: O egresso recebe o atendimento e acompanhamento psicológico, podendo se estender aos seus familiares quando necessário. Sendo encaminhados para serviços e atendimento médico, os casos que necessitarem de um tratamento nesta área. O acompanhamento Psicológico busca promover um ajustamento psicossocial, objetivando a não reincidência criminal, pela consciência de si e de estar no mundo, como produto e construtor de sua própria história.
 

Links

Eventos/Cursos

Online