Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Revista Nupem completa quatro anos e comemora avanços Imprimir
09/07/2013
revista-nupem-capas.jpg
Capas da Revista Nupem desde a primeira edição em 2009
 
Após quatro anos de existência, a Revista Nupem chega à edição número 8. O periódico da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam), que circula semestralmente, está disponível nas versões impressa e eletrônica com uma entrevista, nove artigos, duas notícias de pesquisa, um resumo de dissertação e uma resenha. Firmando-se como um espaço para divulgação de trabalhos científicos, a revista comemora os avanços obtidos.

Segundo o editor, professor Frank Antonio Mezzomo, são publicações ininterruptas e pontuais. Portanto, elenca alguns destaques como as indexações em bases de dados nacionais e internacionais e a qualificação crescente no Qualis/CAPES, chegando com a inclusão considerada mais expressiva de B2. “Conseguimos para este número mais um indexador internacional DOAJ o que atesta a relevância, internacionalização e cientificidade do periódico”, aponta.

A captação de recurso junto à Fundação Araucária também é um fator que se soma às conquistas da publicação. Em recente edital, foi viabilizado apoio financeiro, na ordem de R$ 15 mil, para a produção do material. Ainda aparecem na lista, a ampliação e internacionalização do Conselho Consultivo e a profissionalização na gestão editorial.

No quantitativo a revista já publicou sete entrevistas, 75 artigos científicos, 14 notícias de pesquisa, três resumos de teses e dissertações e sete resenhas. Os trabalhos são oriundos de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil. “Temos adotado prática de publicar textos de autores internacionais de reconhecida produção acadêmica”, acrescenta Mezzomo.

Faz parte da nova fase da Revista Nupem a reestilização da capa. Os números anteriores que tinham um rosto humano com a inscrição das áreas de abrangência da publicação sofreram alterações na combinação de cores. Agora, passa a ter uma capa mais abstrata, porém que transmite a ideia de movimento e transformação assim como ocorre com o conhecimento.

Edição Atual – A entrevista realizada com o pedagogo doutor Lino de Macedo trata sobre o jogo e a diversidade cultural na escola a partir da perspectiva piagetiana. Por meio dos artigos, os leitores terão acesso a trabalhos que versam sobre diferentes temáticas nas áreas Sociais e Humanidades. Um artigo dos trabalhos é da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Enquanto as notícias de pesquisas abordam o ensino de língua estrangeira e matemática, o resumo trata sobre uma dissertação que estudou a gênese e ocupação do sambaqui do Guaraguaçu em Pontal do Paraná. Já a resenha tem como base o livro “Teoria da história e história da educação: por uma história cultural não culturalista” de Sérgio Castanho.

Para a próxima edição está prevista a participação de Jean-Paul Bronckart uma das referências sobre a teoria do Interacionismo Sócio-discursivo.

Colaboração – O editor salienta que os interessados em publicar o resultado dos estudos que desenvolvem podem submeter manuscritos em fluxo contínuo. “Nosso objetivo é abrir caminhos para o debate científico e tecnológico, criar condições para que ideias circulem e provoquem mudanças de paradigma”, reforça.

Os artigos e entrevistas podem ser em língua portuguesa ou espanhola. As normas para envio das propostas estão disponíveis no site da revista em www.fecilcam.br/revistanupem.
revista-nupem-2013.jpg
Revista Nupem que está em circulação
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online