Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Isenções na taxa do vestibular possibilitam realizações de sonhos Imprimir
23/09/2013
Além da redução da taxa da inscrição do vestibular, a isenção de inscrição para alunos oriundos da escola pública é uma política institucional da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam). Devido essas possibilidades, estudantes têm a oportunidade de tornar o sonho de ingressar em um curso superior uma realidade.

Alguns casos podem ser comprovados com o resultado do vestibular de inverno, realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho. Dentre os 94 contemplados com a isenção da taxa de inscrição, 16 foram aprovados no vestibular e iniciam as atividades em oito cursos no próximo ano. Alguns obtiveram classificação destacada como em Turismo e Meio Ambiente que os aprovados em 1º, 3º e 5º lugares foram beneficiados com a isenção. Ainda integram a lista os aprovados em 2º e 3º lugares no curso de Pedagogia matutino e o 5º colocado no curso de Ciências Econômicas.

Aprovado em 1º lugar em Turismo e Meio Ambiente, Caio Rodrigo Araújo de Oliveira, comenta a importância da isenção. “Não fosse a oportunidade da isenção eu não poderia ter participado do vestibular devido às condições financeiras em que me encontrava, principalmente, por não estar trabalhando”, diz.

Antes mesmo de iniciar o curso, Caio já faz planos. “Minhas expectativas para o curso são as melhores possíveis. Pretendo ser planejador de espaços turísticos e para tanto vou aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela instituição como: CELIN, Iniciação Científica e estágio para enriquecimento da minha formação acadêmica”, detalha.

Segundo o coordenador do vestibular, professor Marcos Bovo, muitos julgam ingressar em uma universidade um sonho impossível. No entanto, diz que a instituição trabalha no sentido de desmistificar esse pensamento. “Buscamos o fortalecimento de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, mas com responsabilidade e compromisso social com a comunidade em que estamos inseridos. Nós da Unespar/Fecilcam desenvolvemos ações administrativas e pedagógicas para possibilitar a transposição dos obstáculos e a superação dos impedimentos para o ingresso no Ensino Superior”, afirma.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição do vestibular é concedida, prioritariamente, para quem tenha concluído ou esteja cursando o último ano do Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular de ensino. Entre os critérios, o interessado não pode estar matriculado na instituição, mesmo que com matrícula trancada; não ser portador de diploma de curso superior e possuir baixa renda.
vestibular-isencao.jpg 

Vestibular de Verão – As inscrições para a edição de verão do processo seletivo serão abertas na próxima quinta-feira, 26 de setembro. Os interessados terão até o dia 7 de novembro para preenchimento da ficha no www.vestibular.fecilcam.br. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de novembro.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão recebidos no protocolo geral entre os dias 21 e 25 de outubro. Diferente das edições anteriores que os candidatos tinham apenas dois dias para a solicitação, o prazo maior permite que os candidatos se programem e reúnam todos os documentos exigidos em edital.

Bovo salienta que serão estabelecidas parcerias com as escolas da região para auxiliar no processo de inscrição dos alunos que têm interesse em ingressar na universidade e que necessitam do benefício. “A medida tem o objetivo de garantir, principalmente, aos alunos de escola pública, a possibilidade de concorrer as vagas que são ofertadas na instituição”, explica.

As informações sobre o vestibular de verão são disponibilizadas no site do concurso. Em breve será divulgado no endereço o edital com detalhes sobre o procedimento para pedido de isenção da taxa de inscrição.
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online

Nós temos 2 visitantes online