Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Em assembleia, direção presta contas e apresenta ações para 2014 Imprimir
17/12/2013
A direção da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), câmpus Campo Mourão, realizou no sábado, 14, a última assembleia do ano. Os representantes dos setores administrativos e pedagógicos fizeram relatos das atividades desenvolvidas e apresentaram algumas ações previstas para o próximo ano.

O diretor do câmpus, professor Eder Rogerio Stela, aproveitou para agradecer o trabalho da equipe de gestão e dos envolvidos com as atividades institucionais. Como disse, os resultados alcançados em 2013 foram possíveis devido o trabalho conjunto. “Para o próximo ano temos muito mais trabalho e parte do que será prioridade já está incluso no planejamento elaborado pela equipe de gestão. Com a colaboração de todos, conseguiremos avançar mais”, comentou.

Abaixo, confira um resumo das informações compartilhadas na assembleia:
assembleia-final1.jpg
Equipe de gestão apresentou ações desenvolvidas e planejamento 

Novo câmpus – O projeto de construção do novo câmpus, às margens da BR-369, continua recebendo atenção. Segundo o responsável pela divisão do Câmpus, professor João Carlos Leonello, está em fase final o processo de instalação da energia na área destinada para as construções. Como explica, a distribuição de energia ainda segue o padrão rural o que não permite estabilidade.

As informações para liberação de duas emendas parlamentares do deputado federal, Rubens Bueno, já estão cadastradas no sistema do governo federal. Com os recursos está prevista a construção de dois novos blocos o que possibilitará, em breve, a transferência de cursos e atividades para a nova área. Existe a expectativa de que o governo do Paraná faça a liberação de recursos conforme compromisso de aplicar R$ 1 para cada R$ 1 destinado pelo governo federal. Além disso, está em regularização os projetos necessários para pleitear mais recursos visando a execução do câmpus.

Gestão – A pró-diretora de Gestão, professora Roselis Mazzuchetti, e equipe apresentaram as ações administrativas e serviços realizados. Uma delas, em parceria com a Otimiza – Empresa Junior do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial – é a elaboração de estudo que visa a dinamização do espaço físico da universidade.

Para o próximo ano, algumas das metas da pró-diretoria é a padronização de documentos; a informatização de processos como protocolos e solicitações de diárias, hospedagem e locomoção; a criação de uma base de dados dos servidores; a oferta de novos cursos aos servidores; assessoria com informações previdenciárias para docentes e agentes em fase de aposentadoria; instituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); campanha de conscientização para uso e manutenção de bens e serviços; implantação de laboratório de informática interdisciplinar; elaborar guia de orientações para procedimentos; organização do patrimônio e destinação de bens inservíveis.
assembleia-final2.jpg
Comunidade acadêmica acompanhou informes 

Pró-deppec – As ações voltadas para o ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e cultura foram tratadas pela equipe da Pró-deppec. No que diz respeito a graduação, um dos eixos de atuação da pró-diretoria será o diálogo com foco na redução do estresse no ambiente acadêmico e debater questões sobre o estágio supervisionado. Além disso, buscar parcerias que auxiliem os acadêmicos quanto a inserção no mercado de trabalho e recepção aos alunos.

Visando entender objetivos dos calouros, a Assessoria de Assuntos Comunitários, Ingresso e Permanência desenvolveu uma pesquisa para pensar políticas que garantam a permanência dos alunos até a conclusão dos cursos. A proposta é que a partir dos resultados, as câmaras departamentais discutam o que pode ser realizado de acordo com o perfil dos alunos atendidos. Para o próximo ano, a ideia é retomar as reuniões com acadêmicos para tratar de assuntos institucionais.

No campo da pesquisa, o câmpus tem acompanhado os projetos de TIDE, os programas de pós-graduação, bem como as pesquisas desenvolvidas por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC) junto ao Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem).

O trabalho realizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), por meio dos sete subprojetos também foi destaque. Desde agosto de 2012, participaram das ações 89 acadêmicos, 12 professores supervisores e 13 professores coordenadores. Para a partir de 2014, os novos subprojetos contarão com a participação de 98 acadêmicos, 18 supervisores e 8 coordenadores.

A diretoria de Extensão e Cultura realizou neste ano, 81 ações extensionistas e viabilizou a participação, pelo segundo ano, no Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ). O câmpus da Unespar de Campo Mourão é o único representante do Ensino Superior no programa que funciona em parceria entre o Ministério e Secretaria Estadual do Trabalho. Em 2014 iniciará efetivamente parceria com o Observatório Social para elaboração de plano de criação de Central de Armazenamento e implantará o programa Educação Empreendedora que atenderá, em média, 100 alunos e 20 docentes. Também está prevista a formação de um grupo de teatro do câmpus, sediar o 2º Seminário de Extensão da Unespar, entre outras atividades.

Unespar – O diretor do câmpus, professor Eder Rogerio Stela, também fez informes a respeito dos trabalhos realizados em toda a universidade, sobretudo, o credenciamento assinado no último dia 4 de dezembro, em Curitiba, pelo governador Beto Richa.

O relatório emitido pelo Conselho Estadual de Educação foi apresentado para os presentes. O documento possui informações a respeito da constituição da universidade as recomendações e sugestões que devem ser solucionadas nos próximos meses para nova apreciação do Conselho Estadual de Educação.

O material foi encaminhado para a leitura dos docentes e agentes universitários com o pedido da direção para que todos os membros da instituição colaborem com o processo de consolidação e o cumprimento das sugestões apresentadas. “Precisamos, juntos, nos unir e fazermos nossa parte para obtermos o reconhecimento, consolidação e crescimento da Unespar como uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade”, pondera.
assembleia-final3.jpg 
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online