Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Mestrado em Sociedade e Desenvolvimento realiza aula inaugural Imprimir
25/03/2014
mestrado-aula1.jpg 
Com palestra do professor, doutor Dimas Floriani, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, iniciou as atividades do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento. A aula inaugural aconteceu na manhã desta terça-feira, 25, com a presença de alunos, professores e comunidade acadêmica.

O mestrado é o primeiro da região da Comcam e do campus o que foi destacado pelas autoridades presentes. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador do programa, professor Frank Antonio Mezzomo, enfatizou que o mestrado possibilita que a mesorregião passe a produzir conhecimento e capitalizar recursos. “Em comparação com outras regiões a produção de conhecimento de nossa região é insignificante, tanto é que temos o terceiro pior índice de mestres e doutores do Paraná. No entanto, com o mestrado abre-se uma porta para discussões, melhorar e contribuir com o desenvolvimento desse cenário”, aponta.

Mezzomo comentou que a expectativa é estabelecer laços com a educação básica e superar as assimetrias de discriminação e disparidades existentes na região como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o alto índice de analfabetismo, por exemplo. Além disso, estendeu agradecimentos ao grupo de professores que acreditou na proposta de trabalho lançada em 2010, ao então diretor e atual reitor pela confiança, bem como a atual direção pela cumplicidade.
mestrado-aula3.jpg
Autoridades destacam importância do mestrado para a região 
 
O diretor do campus, professor Eder Rogério Stela, considera como histórico esse momento em que se inicia a pós-graduação stricto sensu. “É um momento que está para se igualar ao momento de fundação da então faculdade, equiparar-se a estadualização e também a transformação em universidade. Para nós todos é uma conquista fundamental, sobretudo, para a Unespar que tem como meta a implantação dos programas de pós-graduação. Com as ações empreendidas esperamos ter uma universidade cada vez mais forte”, comentou parabenizando a coordenação do programa e os professores pelo empenho.

Mais que um curso de mestrado o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, enalteceu que a universidade começa um programa de pós-graduação primeiro com o mestrado e depois o doutorado. “Isso só foi possível porque planejamos. Não é algo que acontece do nada e vai se efetivar em todos os campi. A capacidade de adaptação, liderança e se articular faz com que consigamos executar os projetos. Esse é o segundo programa da Unespar e temos propostas em discussão em Curitiba, Paranaguá, União da Vitória e Apucarana. Em 2005, o campus de Campo Mourão contava com apenas 69 professores efetivos. Tivemos um trabalho que possibilitou que tenhamos atualmente mais de 130 docentes e tornem o programa uma realidade”, expôs.
mestrado-aula4.jpg
O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo 

A prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay, prestigiou a abertura das atividades. Na oportunidade, destacou que é um fruto da instituição, uma vez que é graduada em Pedagogia pela então Fecilcam. Da mesma forma, destacou que o mestrado é uma ação que mostra o desenvolvimento da educação em Campo Mourão e se apresentou como uma parceira da universidade. “Estamos avançando muito e fortalecendo nossa universidade”, disse.

Também participaram da aula inaugural o vice-reitor da Unespar, professor Antonio Rodrigues Varela Neto; o diretor de Pós-Graduação, professor Carlos Molena; o presidente da Câmara, Pedro Nespolo; e a vereadora, professora Vilma Terezinha.

Aula inaugural – Dimas Floriani, em sua palestra, discutiu questões relacionadas à interdisciplinaridade apontando-a como um grande desafio provocar o diálogo entre empiria e teoria. Apontou reflexões, sobretudo, quanto as relações intersubjetivas que geram conflitos, a necessidade de projetos comuns serem realizados por professores de áreas diferentes, a importância do diálogo entre as diferentes linhas de pesquisa e do estudo voltado para o regional e não somente para a academia.
mestrado-aula2.jpg
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenação do Programa, Frank Mezzomo 
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online