Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Geografia inicia comemorações dos 30 anos do curso Imprimir
02/04/2014
geo-30-palestra.jpg
Primeira palestra do ciclo que será realizado durante o ano 
O curso de Geografia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, completa 30 anos neste ano. Com o objetivo de valorizar e divulgar o curso a coordenação do colegiado iniciou, nesta terça-feira, 1º, uma série de atividades comemorativas. “É um momento histórico, pois a história do curso está diretamente relacionada à história da instituição e que tem contribuído direta e indiretamente na educação e no desenvolvimento, sobretudo, da região da Comcam”, enfatiza a coordenadora do colegiado, professora Sandra Malysz.

O diretor do campus, professor Eder Rogério Stela, prestigiou o evento e destacou o comprometimento dos professores durante toda a trajetória do curso. “Se o curso chega a essa idade, muito se deve aos professores que não medem esforços para realizar um bom trabalho. Não tenho receio em dizer que Geografia é um curso que está entre os melhores do Paraná pela qualidade do ensino, das publicações e pesquisas, bem como pelos profissionais que são formados”, pontuou.

Stela disse ainda que parte da história do curso é responsabilidade dos professores e da universidade. “O restante estará nas mãos dos que se formaram e que se formam na Unespar, sejam os profissionais professores ou pesquisadores.”
geo-30-diretor.jpg
Diretor destacou a qualidade do curso 
 
A abertura contou com a primeira palestra de um ciclo que deve ser realizado ao longo do ano. A convidada foi a professora, doutora Soraia Girardi Bauermann, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que tratou sobre paleoambiente da região Sul do Brasil.

Além das palestras estão previstas atividades como exposição de fotografias, a implantação de um marco para lembrar dos 30 anos do curso, uma cápsula do tempo com dados e informações a serem coletadas, bem como estudam a possibilidade de publicar uma edição especial da Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino (Geomae).

Logomarca – Durante o evento foi apresentada a logomarca desenvolvida especialmente para a comemoração do aniversário do curso. A criação do designer, Cleverson de Lima, mistura elementos que tentam mostrar um pouco do que está relacionado ao universo do curso. Entre as opções elaboradas, os acadêmicos foram responsáveis pela escolha final.
geo-30-logomarca.jpg
Coordenadora do colegiado durante apresentação da logomarca 
 
Histórico – O primeiro vestibular para o curso de Geografia da Unespar, então Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), foi realizado em 1984, mesmo ano em que foram iniciadas as atividades. No entanto, ele é um desmembramento do extinto curso de Estudos Sociais. Se contar desde o período de Estudos Sociais o curso estaria completando, neste ano, 40 anos.

Ainda, entre os fatos importantes do curso estão, a formação de bacharéis reconhecida em 2002, a pós-graduação gratuita e, por último, a mobilização e planejamento para ofertar, em breve, o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu.

Na solenidade, lembraram do ex-diretor, Bogdan Hodniuk, que dirigia a instituição na época em que foi aprovado o curso de Geografia, bem como professores que contribuíram com a história do curso enquanto estavam vivos.
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online

Nós temos 1 visitante online