Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Unespar divulga homologação do Programa de Iniciação Científica Imprimir
07/04/2014
O processo de inscrição e seleção do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) acontece, pela primeira vez, unificado. Na sexta-feira, 4, foi divulgada a relação das homologações. A pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação recebeu para esta edição um total de 280 projetos dos quais foram homologados 227. O edital pode ser acessado em www.unespar.edu.br/prppg.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar, professor Frank Antonio Mezzomo, com o processo de unificação, obteve-se maior transparência no procedimento. “Obtivemos celeridade na tramitação, economia nos processos, isonomia nos critérios e foco a ser investido no programa. Todos esses, são elementos fundamentais para a melhoria qualitativa das pesquisas e que servem de base para a avaliação e ampliação de cotas de bolsas por parte das agências de fomento”, salienta.

Representando o maior número de submissões e aceites, o campus de Campo Mourão obteve a homologação de 63 dos 81 projetos inscritos. O diretor do campus, professor Eder Rogério Stela, enfatiza que o resultado é significado do comprometimento dos professores e acadêmicos. “Temos uma importante participação do nosso campus em atividades de pesquisa institucionalmente, em outras universidades e em eventos regionais, estaduais e nacionais. Isso comprova a relevância dos estudos desenvolvidos”, comenta.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação informa ainda que todo o processo segue as exigências do CNPq e da Fundação Araucária, principais agências de fomento à pesquisa de Iniciação Científica, com o objetivo de fortalecer uma política de apoio ao programa e atender ao disposto no Relatório do Conselho Estadual de Educação.

Recursos – Para recursos dos casos indeferidos, o proponente (orientador) deve se certificar de que o Comitê Assessor de Campus e o Comitê Assessor Local de Iniciação Científica (Calic) não observaram o disposto no edital e regulamento do programa. O prazo para apresentação do documento é de até dois dias úteis a contar da data de publicação dos resultados via ofício à Coordenação do Calic. As especificações do documento devem ser consultadas no mesmo edital de homologação.

Próxima etapa – Após análise dos recursos, a segunda fase do processo implica na avaliação dos projetos de pesquisa. Para a atividade, estarão envolvidos membros do Comitê Assessor de campus e pareceristas ad hoc. Como explica Mezzomo, os pareceristas foram escolhidos entre aqueles que têm notório saber na investigação acadêmica, a fim de contribuírem com a qualificação do PIC da universidade.
unespar-calic.jpg
Calic durante reunião que homologou as propostas após conferências dos campi
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online

Nós temos 1 visitante online