Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Unespar participa da plenária de reitores da Rede Zicosur Imprimir
17/04/2014
A primeira plenária da Rede Zicosur Universitário contou com a representação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, e a assessoria de Relações Internacionais, professora Giseli Onuki, participaram do evento realizado em Guarapuava, nos dias 10 e 11.

A pauta contemplou assuntos políticos e, sobretudo, de interesse comum das universidades para a promoção do ensino superior e do desenvolvimento da região de abrangência das instituições – a zona de integração do centro-oeste sulamericano.

Durante o encontro, foram realizadas parcerias com a Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp) e a Associação de Universidades Públicas do Paraguai (AUPP). O acordo tem como objetivos potencializar a educação superior universitária e promover o desenvolvimento das duas regiões.

Como explica Aleixo, as instituições associadas às duas associações se comprometeram a realizar diversas ações. Entre os compromissos estão promover cursos de capacitação, conferências e seminários planejados e coordenados conjuntamente; desenvolver projetos de pesquisa conjuntos; prestar assessoramento recíproco; e oferecer oportunidades de intercâmbio aos docentes, discentes e técnicos.
zicosur.jpg 
Entre os participantes estavam os reitores de 31 universidades de cinco países sulamericanos (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile e Paraguai) pertencentes à rede Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur Universitária).

A Zicosur foi criada em 2008 com o propósito de desenvolver programas e projetos que tenham impacto positivo na região por intermédio da promoção de atividades acadêmicas, científico-tecnológicas e culturais a favor do desenvolvimento socioeconômico.

Assessorias Internacionais – Paralelo a reunião de reitores, as assessorias internacionais das Instituições de Ensino Superior do Paraná também discutiram assuntos relacionados às divisões. Entre os presentes estavam a assessora da Unespar, bem como representantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Os principais temas abordados na reunião foram quanto à liberação de recursos para os componentes da rede realizarem os trâmites administrativos com tranquilidade; posicionamento da SETI sobre os recursos e ações previstas para 2014 para efetivação do programa Paraná Fala Inglês; inclusão das universidades no programa Inglês Sem Fronteiras; bem como a organização e realização do IV SIIES - Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná.

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online