Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Professores discutem os desafios do Ensino Médio em palestra Imprimir
15/05/2014
Se aproximar da graduação e contribuir com as discussões acerca da educação básica também está entre os compromissos do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Para discutir as políticas do Ensino Médio e os projetos em disputa no contexto atual, foi realizada uma palestra nesta quarta-feira, 14, com o professor, doutor Domingos Leite Lima Filho.
em-2.jpg 
 
Os desafios sobre o Ensino Médio e o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foram alguns dos pontos tratados. A temática tem ganhado destaque nacionalmente nos debates em torno da educação básica. Para o palestrante, apesar da legislação colocar a etapa como um direito de todos, a universalização quantitativa está longe de se efetivar e exige-se uma discussão qualitativa.

Como expõe o professor, mais do que visualizar a educação como um problema é preciso encará-la como um desafio. “O grande desafio das sociedades é qualificar a quantidade. Todo o cenário deve ser encarado não como problema, mas desafio. Desafio do ponto de vista de pensar na e a educação”, afirmou.

Segundo Domingos, o Brasil vive um período de transição nos últimos dez anos em que as notícias não são favoráveis. No entanto, identifica-se um crescimento de mais de 100% nas matrículas do Ensino Médio, sobretudo, no setor público. Apesar do avanço, ainda existe aproximadamente 50% da população jovem – de 15 a 17 anos – fora do Ensino Médio.
em-3.jpg 

De acordo com a vice-coordenadora do PPGSeD, professora Cristina Satiê Pátaro, a palestra também foi realizada com o intuito de promover a reflexão e a atuação sobre questões que tocam a formação humana.

Nesse sentido, uma das pautas foi o conceito de formação humana e integral que prescrevem os documentos oficiais da educação. A partir deles, busca-se superar a redução da preparação das pessoas para o mercado. O que deve ser objetivo da educação é a preparação para uma leitura de mundo integrada, com formação histórica, política, étnica e social.

Alunos e professores do programa, professores da Unespar, o diretor do campus de Campo Mourão, professor Eder Rogério Stela, o pró-reitor de Ensino e Graduação, Mário Cândido de Athayde Júnior, e representantes do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, entre eles, o chefe do setor, professor José Bardini Neto, participaram da atividade.
em-1.jpg
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online