Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Unespar promove seminário que discute Educação Fiscal Imprimir
19/08/2014
fiscal1.jpg 
Com foco na gestão pública e o uso dos recursos, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, realizou nesta segunda e terça-feira, 18 e 19, o II Seminário Paranaense de Educação Fiscal. Professores e estudantes de instituições de ensino superior e escolas públicas participaram das atividades que objetivaram tratar de questões, entre outros aspectos, sobre o controle dos atos dos governantes em relação ao programa de governo, à corrupção ou à preservação de direitos fundamentais dos cidadãos.

A programação mesclou informação, formação e cultura. No primeiro dia, os inscritos tiveram a oportunidade de participar de palestra intitulada “A educação, a constituição e a construção da Cidadania Fiscal” com o professor Marcílio Hubner de Miranda Neto e o Grupo Abaecatú. Também foi apresentada a peça “O Auto da Barca do Fisco” seguida de debate.
fiscal-abaecatu.jpg
Grupo Abaecatú se apresentou nos dois dias do seminário 
 
Nesta terça-feira, 19, o seminário iniciou com uma discussão sobre a educação fiscal no contexto social e apresentação do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Como explicou Rosa Fátima dos Santos, um programa de âmbito nacional integrado por diversos órgãos que visa sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo e incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos.

Foi realizado ainda uma palestra com o tema “A interdisciplinaridade e a formação do profissional cidadão”, exibição de curtas sobre cidadania fiscal, apresentação de música e poesia que falam sobre o meio ambiente, bem como foi discutida a importância da integração da Educação Fiscal com os conselhos de controle social da educação.

Segundo o coordenador do seminário, professor Jesus Crepaldi, todo cidadão espera que o recurso público seja utilizado de forma correta. Com isso, atualmente, o Brasil tem falado muito da necessidade de controlar os gastos, de acompanhar o orçamento público e da transparência na administração. “Para esse acompanhamento é preciso que todos tenham consciência da sua responsabilidade e entendam o processo. Por isso, nós da Unespar, nos sentimos honrados em realizar, pela segunda vez, o seminário”, comentou.
fiscal-autoridade.jpg
A abertura do evento contou com a presença do vice-diretor da Unespar campus de Campo Mourão, professor Valdir Alves; o presidente do Observatório Social de Campo Mourão, Nelson Botega; e representantes do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, prefeitura de Campo Mourão e Secretaria municipal de Educação de Campo Mourão. Além desses parceiros, o II Seminário Paranaense de Educação Fiscal também contou com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online