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Eprem discute diferentes níveis de ensino da matemática Imprimir
05/09/2014
Com o tema “Educação Matemática: Perspectivas e Diálogos entre os diferentes níveis de ensino”, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, realizou a conferência de abertura do XII Encontro Paranaense de Educação Matemática (Eprem). A programação foi aberta na noite desta quinta-feira, 04, no Teatro Municipal, com cerca de 500 pessoas entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições.

A conferencista convidada foi a professora, doutora Célia Maria Carolino Pires, que apresentou diferentes conceitos e sentidos para a educação matemática, sistematizando a educação matemática como “uma área científica que possui estreita relação com a prática diária da escola e do professor e, aos poucos, tem ganhado contornos que ficam cada vez mais delineados”.
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Conferência de abertura foi ministrada pela professora Célia 
 
Apresentando estimativas de 2007, a palestrante expôs que a maior expressão da área está na docência da educação básica. Estima-se que no Brasil, existam 900 mil educadores matemáticos. O resultado divide-se em 700 mil docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, 150 mil docentes dos anos finais e 50 mil no ensino médio. No entanto, os educadores matemáticos também transitam na pesquisa, no Ensino Superior e em outros campos.

Diante do cenário existente no país, Célia ressaltou que o diálogo é essencial e urgente entre os diferentes níveis de escolaridade. Com base nisso, sugeriu alguns caminhos possíveis para melhorar e avançar a educação matemática. Entre eles propôs que os educadores compartilhem os conhecimentos matemáticos, didáticos e curriculares; organizem grupos de estudos colaborativos nas escolas e com os professores de diferentes níveis; transformem a escola num espaço de produção de conhecimento da prática docente; rompam com o discurso de que a teoria e a prática estão em campos diferentes; e disseminem o conhecimento disponível.
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Abertura foi realizada no Teatro Municipal 

Abertura – Realizado pela Unespar campus de Campo Mourão, Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná (SBEM-PR) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), a abertura do XII Eprem contou com a presença de representantes das instituições organizadoras, autoridades acadêmicas e parceiros. Além disso, o Grupo Teatro Universitário de Maringá (TUM/UEM) apresentou a esquete “Boi Cidadão”.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, parabenizou os organizadores e o colegiado de Matemática do campus de Campo Mourão. Na ocasião lembrou que o curso é uma referência na universidade e, nos últimos anos, tem se desenvolvido e contribuído com a formação de professores da região.

“O evento é uma oportunidade de cristalizar um momento histórico e demonstra o estágio atual das pesquisas que a academia realiza. Este tipo de evento é próprio da sociedade científica e da universidade. Portanto, um momento para refletir o que é produzido e orientar os debates no sentido de interferir nas políticas”, pontuou o reitor, sugerindo sobre a importância de que as discussões interfiram nos encaminhamentos políticos.

O diretor da SBEM-PR, professor Rodolfo Eduardo Vertuan, enalteceu a importância de discutir a educação matemática, agradeceu aos organizadores pelo trabalho, bem como lançou o site da entidade.

Prestigiaram a abertura o diretor da Unespar, campus de Campo Mourão, professor Eder Rogério Stela; o chefe do Centro de Ciências Humanas e da Educação do campus, professor Carlos Poyer; o diretor adjunto do Centro de Ciências Exatas da UEM, professor Claudio Celestino; e o chefe do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, professor José Bardini Neto.
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