Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Intertextualidade tematiza o 3º Encontro de Diálogos Literários Imprimir
12/09/2014
Com uma temática que objetiva discutir a intertextualidade existente no campo literário, o 3º Encontro de Diálogos Literários teve início nesta quinta-feira, 11, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Para a abertura, foi realizada mesa redonda que tratou sobre as relações entre literatura, teatro e cinema.
dialogos-mesaredonda.jpg
Mesa redonda: Sonia Pascolati e José Carlos Félix 
 
Os professores, doutora Sonia Vido Pascolati e doutor José Carlos Félix, foram os convidados para abordar o assunto. Pascolati, por exemplo, apresentou reflexões a partir do filme “O meu caso”, do português Manoel de Oliveira. A professora propôs uma discussão sobre as possibilidades de interação entre as linguagens do teatro e do cinema. Enquanto Félix, falou da influência das estéticas literárias, sobretudo o Romantismo e o Realismo, em diferentes expressões artísticas. Para isso, tomou por base o cinema e a contribuição dos períodos literários na criação de estereótipos.

Além da mesa redonda, o evento contou com a apresentação de 70 comunicações vinculadas a nove simpósios no período da tarde. São resultados de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos, professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino.

Nesta sexta-feira, 12, as atividades continuam com nove simpósios temáticos no período da tarde e oito minicursos no período noturno. Para o sábado, 13, estão previstos outros seis minicursos.
dialogos-abertura2.jpg 

Abertura – A mesa redonda realizada no anfiteatro da Unespar, campus de Campo Mourão, contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unespar, professor Frank Antonio Mezzomo; do chefe do Centro de Ciências Humanas e Educação do campus, professor Carlos Nilton Poyer; e dos chefes de divisão de Extensão e Cultura, professor João Marcos Avelar; e de Ensino, professor Jorge Leandro Delconte.

Representando a comissão organizadora, a professora Wilma Coqueiro, destacou que a literatura tem possibilitado romper as fronteiras geográficas, uma vez que, o evento repete o sucesso com a participação de representantes não só do Paraná, mas de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás.

Ainda, durante a abertura, o público prestigiou uma apresentação com os músicos Clóvis Ortigara e Heros De La Veja.
dialogos-abertura.jpg
Autoridades acadêmicas prestigiaram abertura do evento 

Encontro – O Encontro de Diálogos Literários é um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Diálogos Literários, vinculado ao colegiado de Letras da Unespar, campus de Campo Mourão, que tem por objetivo disseminar os estudos realizados por docentes e discentes da universidade e de outras instituições.

Formado por professores da Unespar campus de Campo Mourão e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Grupo de Pesquisa em Diálogos Literários tem realizado uma série de atividades que somadas a este evento objetivam, também, contribuir para o fortalecimento das reflexões sobre a Literatura e promover um espaço de diálogo com outras áreas do conhecimento.
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online