Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Unespar abre programação do EEPA e Enpepro Imprimir
16/09/2014
enpepro-publico.jpg 
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, realiza nesta terça e quarta-feira, 16 e 17, o 2º Encontro Paranaense de Engenharia de Produção (Enpepro) e 8º Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial (EEPA). A programação foi iniciada na manhã de hoje com palestra que abordou a importância do gerenciamento de projetos como geração de valor para os negócios. Para tratar sobre o assunto, a comissão organizadora convidou o presidente do Project Management Institute no Paraná (PMI), Rodrigo Giraldelli.

Os inscritos também participaram do workshop sobre a simulação em 3D para linhas de produção e operação logística a partir do software FlexSim. O engenheiro químico, Michael Machado, apresentou projetos e simulações do Brasil e do mundo, os principais erros nos projetos, as etapas obter sucesso no projeto de simulação e, principalmente, as facilidades proporcionadas em modelar por meio do programa.
enpepro-michael.jpg 
 
Na abertura, o diretor da Unespar, campus de Campo Mourão, professor Eder Rogério Stela, enalteceu a importância dos cursos de engenharia. “O Brasil é um país jovem que tem um longo caminho a trilhar ainda. Então, nós temos a responsabilidade de formar não só empreendedores, mas lideranças que pensem em como transformar o país. Portanto, o evento vem contribuir com as reflexões sobre o que pode e deve ser executado para melhorar o Brasil”, disse.

Coordenadora geral dos eventos, a professora Márcia de Fátima Morais, disse que o EEPA e o Enpepro proporcionam o intercâmbio de conhecimento. Por isso, ressaltou ainda que o mercado tem exigido habilidades dos profissionais que podem ser aprimoradas por meio da troca estabelecida nos eventos.

Já o coordenador do colegiado de Engenharia de Produção Agroindustrial do campus, professor Rony Peterson da Rocha, reforçou que dentro das grandes áreas de um curso de Engenharia de Produção, o evento contempla a multidisciplinaridade. “Essa característica é exigida na formação do profissional que deve possuir conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização, integrando mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de contribuir para o aprimoramento da qualidade, flexibilidade, confiabilidade, agilidade e custos dos sistemas de produção de bens e/ou serviços”, pontuou.
enpepro-eder.jpg 

A abertura também contou com a presença do representante do Núcleo Paranaense de Estudantes de Engenharia de Produção, o acadêmico Guilherme Fernando Ribeiro; de diversas autoridades acadêmicas como os chefes de divisão de Ensino, professor Jorge Leandro Delconte; e de Pesquisa, professor Marcos Bovo; e os chefes dos centros de Ciências Sociais Aplicadas, professor Adalberto Dias; e de Ciências Humanas e da Educação, professor Carlos Nilton Poyer. Além disso, o diretor regional do Sindicato dos Engenheiros, Manoel Genildo Pequeno; e o presidente da Otimiza Empresa Júnior, Thiago Fernando Pires Alves.

Encontros – O 2º Enpepro e 8º EEPA são realizados pelo colegiado de Engenharia de Produção Agroindustrial da Unespar, campus Campo Mourão, e pelo Núcleo Paranaense de Estudantes de Engenharia de Produção (Nupreep).

O objetivo é proporcionar o aprendizado e a conscientização do papel dos estudantes na transformação da realidade que os cerca. As atividades visam ainda a reflexão dos participantes sobre as oportunidades e desafios presentes no espaço de atuação do Engenheiro de Produção.

Como lembrou o representante do Nupreep, Guilherme Fernando Ribeiro, além da instituição anfitriã, a edição conta com a participação de estudantes, professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Integrado de Campo Mourão, Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista Rubens Lara (Fatec) e Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC).
enpepro-autoridades.jpg 

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online