Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Golpe Militar tematiza discussões do Encontro Regional de História Imprimir
09/10/2014
anpuh-fico.jpg
Carlos Fico proferiu a conferência de abertura 
Os reflexos do Golpe Militar, ocorrido em 1964, são o centro dos debates no XIV Encontro Regional de História. O evento que iniciou na terça-feira, 7, segue até amanhã, 10, com a realização de palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos vinculadas a simpósios temáticos e minicursos. Na abertura, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor Carlos Fico, fez um resgate sobre o Golpe e buscou estabelecer relações do período com a atualidade.

Para o palestrante, considerada uma das referências na historiografia brasileira, o Golpe de 64 não continha necessariamente a ditadura que viria na sequência. No entanto, é um evento chave da história do Brasil recente que resultou, sobretudo, em uma sociedade autoritária. “Esse é um traço que permeia toda a sociedade nas mais diversas manifestações. Embora o país tenha avançado na democracia, ainda tem muito o que avançar no ponto de vista de uma sociedade igualitária”, expôs.

O Encontro é uma realização da Seção do Paraná da Associação Nacional de História (Anpuh/PR) em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Na abertura o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, destacou a importância da temática do evento que motiva para o debate.
anpuh-autoridades.jpg
Autoridades prestigiaram abertura do Encontro 

Aleixo também comentou sobre os resultados que tem observado por meio do curso de História, responsável pela organização do evento. “Temos 38 cursos de licenciatura e quatro de História em toda a Unespar. Para nós, foi uma alegria ter conquistado o curso para o campus de Campo Mourão que neste ano forma a primeira turma. Tínhamos muitos casos de professores de História que não tinham formação na área e já temos visto a grandeza do debate que os acadêmicos têm proporcionado interna e externamente. Isso nos motiva e alegra”, pontuou.

O diretor da Anpuh/PR, Angelo Priori, agradeceu a parceria com a universidade, enfatizou a importância do evento e do apoio recebido das agências de fomento Fundação Araucária e Capes.

Na abertura ainda estiveram presentes o diretor da Unespar, campus de Campo Mourão, professor Eder Rogério Stela; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Frank Antonio Mezzomo; a coordenadora do colegiado do curso de História, professora Claudia Priori; e a representante da secretaria de Educação de Campo Mourão, Gismonia Santiago de Souza.
anpuh-publico.jpg 

Lançamento – Durante o evento também foi lançado um livro com os trabalhos vencedores do “Prêmio de Divulgação Científica sobre História do Paraná – Anpuh/PR”. Os premiados, receberam exemplares do livro e certificado pela participação no concurso. Como destacou Priori, os trabalhos foram aprovados pelo Comitê de Avaliação e referendado pela Diretoria da Anpuh/PR.
anpuh-premiacao.jpg
Diretor do campus e Diretor da Anpuh entregam certificação para participantes de concurso 
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online