Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Começa o IX Encontro de Produção Científica e Tecnológica da Unespar Imprimir
28/10/2014
epct2014-publico.jpg 
Com a organização do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, iniciou o IX Encontro de Produção Científica e Tecnológica (EPCT) na noite desta segunda-feira, 27, no Espaço Allure. Constituído por conferência, apresentação de painéis, comunicações, simpósios temáticos e workshops, o evento segue até sexta-feira, 31, discutindo a temática “Tecnologias e Universidade”.

Para a abertura foi realizada a intervenção cultural “Educação pra quê?” com o Grupo Experimentos de Teatro. Na sequência, aconteceu a conferência com a professora doutora Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na ocasião, falou sobre a história e evolução do uso das tecnologias mediadoras do ensino e da aprendizagem. A abordagem partiu de quatro revoluções: a revolução da escrita e do livro, a revolução tecnológica do áudio, a revolução do vídeo e, por fim, a do computador. A conferencista apresentou os primeiros registros de cada uma das revoluções e discutiu a evolução pelos quais passaram.
epct2014-vera.jpg
Professora Vera Lúcia Menezes da UFMG

Vera Lúcia apontou que apesar da resistência natural às inovações, as ferramentas digitais estão sendo gradualmente incorporadas em diferentes tipos de contextos de aprendizagem. No entanto, as diferenças sociais no Brasil impedem que tecnologias como o papel, o livro e até a luz cheguem para todos. “Tecnologias já obsoletas como o projetor de slide nunca chegaram em muitas escolas. Precisamos ter consciência também que nem o livro nem o computador farão milagres no processo de aprendizagem”, expôs a conferencista destacando a importância do papel do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem.

Autoridades – Na solenidade de abertura o diretor da Unespar, campus de Campo Mourão, professor Eder Rogério Stela, enalteceu o EPCT como um evento importante para a divulgação do que acadêmicos e professores da instituição tem desenvolvido em nível da pesquisa. “O conhecimento produzido não pode ser restrito aos muros da universidade. No Encontro é o momento que temos de mostrar para a sociedade o que temos feito”, pontuou e acrescentou o parabéns aos envolvidos com a organização.
epct2014-abertura.jpg
Coordenadora do evento e autoridades acadêmicas durante abertura 

Lembrando que o Nupem está comemorando 15 anos, a coordenadora do núcleo e do evento, professora Veridiana Rezende, fez um resgate de como o EPCT começou. “A experiência de nosso campus com a divulgação científica iniciou em 2000 com a I Semana de Iniciação Científica e resultou no EPCT como ocorre hoje. Assumir a organização do evento foi um grande desafio, mas com muita dedicação conseguimos superar os obstáculos. Esperamos que todos os participantes aproveitem as atividades que preparadas com carinho e dedicação”, comentou.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, prestigiou o início dos trabalho, também lembrou os primeiros passos do campus no caminho da pesquisa e enfatizou que a ciência não seria necessária se o mundo fosse transparente. Assim, classificou o EPCT como uma ação importante para quem quer e está organizando uma universidade. “É um evento já consolidado desde 2006. O campus de Campo Mourão tem sido um dos mais importantes, que vai gerar os próximos programas de pós-graduação para a região e o país, bem como colocar a universidade num patamar maior e mais elevado”, pontuou.

Trabalhos – Nesta edição, o Encontro de Produção Científica e Tecnológica da Unespar, campus de Campo Mourão, conta com 600 inscritos e recebeu 406 submissões de trabalhos, dentre os quais, 356 foram aprovados pela comissão científica. Durante a programação, serão apresentados 15 simpósios, 57 painéis e 284 comunicações orais, entre resumos e trabalhos completos. Os trabalhos apresentados, em sua maioria, são referentes a projetos de pesquisa dos alunos de Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, TIDE, PDE, Pibid, projetos de extensão e trabalhos de conclusão de curso. Além disso, serão realizados dois workshops que tem como foco principal atender os alunos que integram os programas de Iniciação Científica.
epct2014-teatro.jpg
Grupo Experimentos de Teatro se apresentou 
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online