Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Comemorações dos 30 anos do curso Geografia encerram com palestra Imprimir
19/11/2014
Em 1984 começou, efetivamente, o funcionamento do curso de Geografia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Em função disso, neste ano, o colegiado realizou diversas atividades para comemorar as três décadas de existência do curso.

Na noite de segunda-feira, 17, foi realizado o encerramento da programação com uma palestra proferida pelo professor, doutor Claudivan Sanches Lopes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Aos presentes, levantou questões sobre profissionalidade e processo de profissionalização do professor. Como apresentou, a profissionalidade está relacionada às habilidades, atitudes e qualidade da prática profissional dos professores. Além disso, expôs apontamentos que estimularam quanto a reflexão sobre o que o professor de Geografia deve saber para dominar o ofício e sobre a função da Geografia no currículo escolar. 

O diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, professor Carlos Nilton Poyer, prestigiou o evento e fez um relato das conquistas alcançadas pelo curso como laboratórios, a Estação do Cerrado, a Estação Climatológica e o Museu de Geologia. Para ele, espaços que contribuíram e contribuem para a formação de profissionais críticos e preparados para atuarem nos diferentes campos da geografia.

A coordenadora do colegiado, professora Sandra Malysz, destacou os profissionais formados pela instituição e explicou que o objetivo das atividades foi recuperar a memória do curso, valorizar os professores que contribuíram com a formação dos professores, bem como discutir os avanços conquistados e os desafios para o futuro.

Neste sentido, o coordenador da programação, professor Fábio Rodrigues da Costa, lembrou as conquistas do curso ao longo da história ressaltando que o mais importante é pensar o que se quer para o futuro. “Temos um corpo docente qualificado e comprometido que tem se empenhado e desenvolvido ações que contemplam o tripé ensino-pesquisa-extensão, produzindo conhecimento e estimulando reflexões”, citou.

Além de palestras, inclusive com a participação de ex-alunos do curso, as atividades também contemplaram a inauguração de um marco comemorativo. Na entrada principal do campus foi fixado um basalto – rocha típica da região – com uma placa que ilustra e explica o diagrama de cálculo da circunferência da Terra elaborado por Eratóstenes.

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online